menu left
menu right
ISSEM logo

Fundo Municipal de Assistência e Saúde

Fundo Municipal de Previdência Social

Associação dos Aposentados

Conselhos Administrativo e Fiscal


Cartão Usuário

ISSEM Dicas de Saúde

 

O Hospital A.C.Camargo  foi fundado em 1953, pioneiro no tratamento, ensino e pesquisa do câncer. Atualmente é um dos maiores centros oncológicos mundiais. Através de parceria firmada com o Hospital, o ISSEM está trazendo ao seu segurado dicas de saúde, assinadas por médicos renomados. O objetivo é atuar preventivamente através da informação sobre hábitos saudáveis que devem ser adotados no di-a-dia, diminuindo os fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento de várias doenças.



Aproveite o melhor do verão sem colocar sua saúde em risco PDF Imprimir E-mail
Seg, 16 de Dezembro de 2019 09:41

O verão chegou. E, com ele, a temporada de férias, praia, piscina e sol. O clima pode ser de descontração, mas os cuidados com a pele precisam ser redobrados para evitar os efeitos nocivos dos raios solares.
A campanha dezembro laranja está aí para lembrar que o verão pode ser lindo, mas que é preciso conhecer e entender o câncer de pele para aproveitar apenas o que esta estação pode oferecer de bom sem colocar sua saúde em risco.
Confira quais são os principais fatores de risco para tumores na pele (melanoma e não melanoma):
Sol: a exposição prolongada ao sol, sem protetor solar, envelhece a pele e aumenta o risco de câncer no futuro.
Ter pele clara: o risco é bem maior entre pessoas brancas (loiras e ruivas).
Queimadura de sol: criança ou adolescente que já teve queimadura solar grave tem risco aumentado para a doença, tanto pelo mal causado como por mostrar que a pessoa tem mais sensibilidade.
Histórico de câncer de pele: a chance de ter outro tumor é maior.
Pintas: pessoas com muitas pintas, especialmente as grandes, devem consultar um especialista regularmente e ter cuidado redobrado quando expostas ao sol.
Idade: são mais comuns em adultos.
Sexo: homens correm mais riscos do que mulheres.
Histórico familiar: cerca de 10% dos pacientes com melanoma têm um parente próximo (pai, mãe, irmãos, filhos) com a doença. O melanoma familial, como é chamado, pode ocorrer também por um defeito hereditário, principalmente quando há mais de um melanoma em um indivíduo ou em parentes de primeiro grau. Nesses casos, é bom consultar um oncogeneticista.
Radioterapia: pessoas que fizeram tratamento com radioterapia têm mais chances de desenvolver câncer de pele, principalmente crianças.
Feridas que demoram para cicatrizar: podem resultar em um tumor de pele até 30 ou 40 anos depois da lesão.


Previna-se!
A exposição exagerada ao sol nos primeiros 20 anos de vida é decisiva para o aparecimento de câncer de pele na meia-idade. Por isso, o cuidado deve ser redobrado neste período, principalmente com as crianças.
Ao fazer passeios ao ar livre, ir à praia ou à piscina, evite a exposição solar entre 10h e 16h. Use filtro solar com fator 30 ou maior. Porém, seu uso deve ser feito corretamente: a aplicação deve ocorrer cerca de meia hora antes da exposição ao sol, para garantir melhor absorção na pele, e deve ser reaplicado a cada duas ou três horas. Chapéu e óculos escuros também são ótimos para proteger a área delicada em torno dos olhos.
Pessoas com pele e olhos claros precisam usar filtro solar no dia a dia, principalmente no rosto e nos braços. A recomendação também vale para dias nublados.

Dr. João Pedreira Duprat Neto- CRM 49571

Head do Centro de Referência de Tumores Cutâneos do A.C.Camargo Cancer Center

 
« InícioAnterior12345678910PróximoFim »

Página 1 de 99

Últimos Artigos

Mais acessados


Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais - Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - Jaragua do Sul - SC
Fone: (47)3270 3900