menu left
menu right
ISSEM logo

 

Reforma Previdenciária

A PEC 287/2016 que trata da reforma da previdência, foi enviada ao Congresso no dia 05/12.

Saiba mais...

 


Fundo Municipal de Assistência e Saúde

Fundo Municipal de Previdência Social

Associação dos Aposentados

Conselhos Administrativo e Fiscal


ISSEM Dicas de Saúde Câncer de Mama
Câncer de Mama PDF Imprimir E-mail
Dicas de Saúde
Seg, 09 de Outubro de 2017 11:40

Câncer de mama – coisas que você precisa saber

A vida está rosa no mês de outubro: é a cor que tinge cidades, monumentos, camisetas, campanhas, todos unidos para chamar a atenção para o câncer de mama. Prevenção é a palavra. Mulheres que estão com 40 anos ou mais já colocam na agenda a mamografia (sim, é essencial!). Acontece que moças de todas as idades devem se prevenir, cuidando da saúde com alimentação saudável, exercícios físicos, cigarro de jeito nenhum, nada de abusar do álcool e olho na balança para não engordar muito. E, principalmente, informação. Vamos lá:

 

Exames preventivos para acompanhar a hereditariedade do câncer de mama

Você é jovem, saudável, o ginecologista nem pensa em pedir mamografia. Ótimo! Importante é prestar atenção na história da sua família. Tem casos de parentes com câncer?

Se for aquele avô paterno que teve um câncer de pulmão, único caso, sem problemas. Agora, se muita gente na família teve ou tem câncer de mama ou um mesmo tipo de câncer em todos (tios, primos, pais, avós), ou mesmo que sejam tumores diferentes, também comente com seu médico. Ele pode pedir seus exames com mais regularidade

 

Outro exemplo: jovem ou não, você tem parentes em primeiro grau (pai, mãe, avós) que têm o mesmo tipo de câncer, por exemplo, câncer de mama. Ou na família existem casos de pacientes jovens. Pode ser uma predisposição hereditária. Quando isso acontece, é muito importante contar para o médico. Ele vai querer acompanhar mais de perto a sua prevenção. O câncer de mama hereditário representa um número pequeno das mulheres com câncer de mama, atinge pouco mais que 5% das mulheres, mas precisa de atendimento diferenciado. Por essa razão, sem pânico, mas é fundamental se informar.

 

Implante de silicone

Você quer colocar silicone e está em dúvida sobre a saúde da mama? Vamos a algumas dicas:

  1. Antes de colocar sua prótese, faça exames médicos. É importantíssimo avaliar as mamas previamente.

  2. Beleza dá trabalho, certo? Um dos pequeninos sacrifícios para quem coloca silicone é o tempo maior na mamografia. Mamas com próteses exigem mais imagens para maior precisão do exame.

  3. A prótese pode limitar um pouco a visão de pequenas imagens, às vezes é preciso repetir exames.

  4. E nada de pânico: sua prótese não vai explodir ou “furar” durante a mamografia.

 

Fonte: Dra. Fabiana Baroni Makdissi, diretora do Departamento de Mastologia do A.C.Camargo Cancer Center.

 

Últimos Artigos

Mais acessados


Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais - Rua Walter Marquardt, 623 - Barra do Rio Molha - Jaragua do Sul - SC
Fone: (47)3270 3900