Categorias



Cistos no ovário podem se tornar câncer

23/05/2016 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas.saude

Os cistos de ovário são pequenas lesões que surgem nas mulheres durante o ciclo menstrual. Normalmente, desaparecem depois de poucas semanas. Algumas podem permanecer, mas isso não é sinal de câncer de ovário, já que não existe relação direta entre cisto e a doença oncológica, como frisa Dr. Glauco Baiocchi Neto, Diretor do Núcleo de Ginecologia Oncológica do A.C.Camargo Cancer Center. “O que pode ocorrer é o aparecimento de área sólida na parede do cisto, que requer investigação de um especialista. Mesmo assim, a maioria dessas lesões é benigna”, informa.

Em alguns casos, os cistos não só permanecem como também aumentam de tamanho, provocando dores abdominais e vontade de urinar com frequência. Diante desses sinais, é recomendável procurar um médico.

Câncer de ovário

Com estimativa de cerca de seis mil novos casos em 2016, o câncer de ovário representa 3% dos cânceres femininos e tem maior incidência a partir dos 50 anos de idade, geralmente na menopausa. Ao contrário de outras doenças oncológicas, o câncer de ovário é assintomático na fase inicial e, por isso, apenas 25% dos casos são diagnosticados precocemente.

O médico explica que as chances de desenvolvimento de câncer de ovário são menores nos casos de mulheres que engravidaram, usaram anticoncepcional por pelo menos cinco anos, controlam o peso e mantêm alimentação balanceada. “Ainda assim, é importante consultar o ginecologista regularmente para acompanhamento da saúde e avaliação de possíveis sinais da doença”.

Fonte: Dr. Glauco Baiocchi Neto, Diretor do Núcleo de Ginecologia Oncológica do A.C.Camargo Cancer Center. CRM 97051.








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br