Categorias



Coronavírus - Mitos x Verdades

23/04/2020 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saude

O PACIENTE ONCOLÓGICO INTEGRA O GRUPO DE RISCO - VERDADE

Na quimioterapia ou na radioterapia, por exemplo, a imunidade fica mais baixa. Assim, se o paciente imunossuprimido contrai o novo Coronavírus, estará mais vulnerável. A Covid-19 é mais um item que o paciente deve considerar em sua rotina de precauções, que já é muito criteriosa para quem trata o câncer. Entre os cuidados, ele deve lavar as mãos frequentemente, evitar contato físico com pessoas com problemas de saúde, principalmente gripes e resfriados, além de não permanecer em aglomerações e ambientes fechados. Diante da pandemia, todos devem cumprir as recomendações de isolamento social e não sair de casa.O cumprimento com apertos de mão, beijos e abraços, mesmo nos médicos e em outros profissionais de saúde, não pode ocorrer, bem como visitas desnecessárias – é importante que seja apenas um acompanhante por paciente. Esses acompanhantes, caso apresentem sintomas de gripe, resfriado ou suspeita de Covid-19, não devem vir ao Cancer Center.

ÁLCOOL EM GEL É MELHOR DO QUE ÁGUA E SABÃO - MITO
Tanto o uso de álcool em gel quanto o de água e sabão são importantes para a higiene das mãos, que é essencial na prevenção de doenças. O álcool em gel pode ser utilizado quando as mãos não estão visivelmente sujas. Para a remoção da sujeira, a higiene deve ser feita com água e sabão. Não é necessário aplicar o álcool em gel nas mãos após lavá-las com água e sabão.

ÁLCOOL LÍQUIDO APRESENTA MENOR EFEITO ANTIMICROBIANO - VERDADE
Esse tipo de álcool, utilizado na limpeza de superfícies, até ajuda, mas é muito pouco espesso e vai escorrer sobre a pele, vai cair no chão, não garantindo a higiene completa das mãos. Já a versão em gel, que foi criada para as mãos, possui viscosidade capaz de higienizar adequadamente a pele.

EM CASO DE SINTOMAS DE GRIPE, DEVO IR IMEDIATAMENTE A UM HOSPITAL - MITO
Nem todo mundo tem de ir ao hospital. A OMS recomenda que procure atendimento médico em um serviço de saúde quem tiver tosse, febre, dificuldade para respirar ou sentir necessidade. Aqueles que apresentarem sintomas que poderiam ser sinais de pneumonia, como uma respiração mais curta ou falta de oxigenação, devem ir ao hospital.

POSSO TOMAR A VACINA DA GRIPE MESMO SENDO UM PACIENTE ONCOLÓGICO - VERDADE
Por pertencerem ao grupo de maior risco de complicações por infecções respiratórias, pacientes oncológicos devem receber a vacina contra a Influenza. Essa não contém o vírus vivo, logo não representa ameaça ao paciente nem transmite gripe. É bom frisar que a vacina contra a gripe, apesar de não proteger contra o novo Coronavírus, é uma maneira segura de resguardar os mais vulneráveis contra doenças respiratórias, que podem ser graves nessa população.

LAVAR A BOCA COM ENXAGUANTES PROTEGE DO CORONAVÍRUS - MITO
Não há evidências de que enxaguantes bucais garantam proteção contra a Covid-19.

CÃES E GATOS TRANSMITEM CORONAVÍRUS - MITO
Embora recomenda-se sempre lavar as mãos após brincar com os pets, animais domésticos não transmitem o novo Coronavírus e também não adoecem por ele.






Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais - CNPJ: 00.091.238.0001-70, Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - Jaraguá do Sul - SC
Fone: (47) 3270-3900