Categorias



Descanso e férias são fundamentais para garantir boa saúde e manter a produtividade

03/07/2015 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saude

Para manter a boa produtividade sem comprometer sua saúde é fundamental saber intercalar as atividades com férias, descanso e atividades físicas e de lazer. Dessa forma, você permitirá que seu organismo se reestabeleça. Segundo pesquisas internacionais, a falta de descanso resulta em estresse, ansiedade e baixa concentração e outros males. Além disso, realizar mais de uma atividade por vez é improdutivo, pois diminui a capacidade cerebral em até 40%, de acordo com dados da Universidade British Columbia, do Canadá. Em compensação, nos momentos de relaxamento o cérebro fica tão ativo quanto em um raciocínio lógico e se torna mais criativo

Bem-estar como prioridade

Dra. Maria Teresa Cruz Lourenço, Coordenadora do Núcleo de Psico-Oncologia do A.C.Camargo dá a dica: “Cuidar de si mesmo é tão importante quanto se dedicar ao trabalho e cada um precisa encontrar esse tempo para relaxar, mesmo que tenha muitas atividades.”

Ela dá algumas dicas para alternar a correria do dia a dia com descanso: “Pense em atividades fora de suas obrigações diárias que lhe deem prazer. Por exemplo, ouvir música, ler, ir ao cinema, caminhar no parque, conversar com amigos ou ficar sem fazer absolutamente nada”. Porém, ela frisa que é preciso definir horários no dia a dia para praticar as atividades escolhidas.Incluir exercícios físicos na rotina também é fundamental. “Vale, até mesmo, ir aos lugares a pé ou subir escadas em vez de usar elevador e escada rolante”, destaca Dra. Maria Teresa.

Mesmo durante o expediente de trabalho é preciso cuidar para reduzir o nível de estresse. Por isso, deve-se estabelecer horários para ler e responder e-mails ou até mesmo acessar as redes sociais. E na hora do almoço deve-se aproveitar para comer calmamente, evitando falar de assuntos desagradáveis. Com todos esses cuidados, é possível viver mais e melhor, sem deixar de ser produtivo.

 

Fonte: Dra. Maria Teresa Cruz Lourenço, do Núcleo de Psico-oncologia do A.C.Camargo Cancer Center. CRM 48076.

 

Dr. Jarbas J. Salto Jr. - Responsável Técnico - CRM SP 62963

Para mais informações, acesse o site

www.accamargo.org.br








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br