Categorias



Dia Mundial da Amamentação: mais saúde para o bebê e para a mamãe

07/08/2015 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saude

É ideal que toda criança seja alimentada somente com leite materno até os 6 meses de idade. A partir daí, pode ingerir alguns alimentos conforme a recomendação médica, e a amamentação, se possível, deve continuar como complemento até, pelo menos, os dois anos de idade. Isso porque o leite materno garante proteção à criança contra várias doenças e diminui o risco de obesidade. Para salientar a importância desse alimento, foi criado o Dia Mundial da Amamentação, comemorado em 1º de agosto.

Amamentação x câncer de mama

A mãe que amamenta também tem benefícios, sendo a redução das chances de desenvolver câncer de mama o principal deles. Dr. José Luiz Barbosa Bevilacqua, Diretor do Núcleo de Mastologia do A.C.Camargo Cancer Center, explica: “Quando a mulher tem filho e começa a produzir leite, as células das mamas ficam potencialmente mais resistentes a transformações que poderiam levar ao câncer de mama”.

Foram diagnosticados 57 mil casos de câncer de mama no Brasil somente em 2014, segundo dados Instituto Nacional do Câncer (Inca). O médico acrescenta que um dos motivos para maior incidência da doença provavelmente seja o fato de as mulheres deixarem para ter filhos mais tarde. “Assim, dá mais tempo para que as células das mamas sofram outros tipos de alteração”.

Hábitos saudáveis

Os especialistas lembram, porém, que a amamentação não é o único caminho para prevenir o câncer de mama. Existem outros fatores de risco da doença, como estilo de vida e herança genética, por isso, independentemente de ter amamentado ou não, toda mulher deve manter hábitos saudáveis, o que inclui adotar alimentação balanceada, praticar atividades físicas, controlar o peso e evitar bebidas alcoólicas. Além disso, é preciso realizar regularmente exames de diagnóstico, como a mamografia, pois quanto mais cedo for diagnosticado o câncer, maiores as chances de sucesso do tratamento.

 

Dr. José Luiz Barbosa Bevilacqua, Diretor do Núcleo de Mastologia do A.C.Camargo Cancer Center. CRM 78.779.

 

Dr. Jarbas J. Salto Jr. - Responsável Técnico - CRM SP 62963

Para mais informações, acesse o site

www.accamargo.org.br








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br