Categorias



Dia Mundial do Diabetes

04/11/2015 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Geral - Tags: dicas saude

Hábitos saudáveis e exames periódicos ajudam a evitar complicações da doença

 

Existem no Brasil mais de 13 milhões de diabéticos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes. Esse número tende a aumentar devido à adoção cada vez maior de hábitos urbanos, como alimentação incorreta e vida sedentária, dois dos motivos para agravamento da doença. Embora essa tendência seja maior em nações emergentes, o problema preocupa o mundo todo. Tanto que a data de 14 de novembro foi estabelecida como Dia Mundial do Diabetes.

Tipos 1 e 2

O diabetes é caracterizado pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue. Entre os motivos estão: deficiência na produção de insulina ou sua dificuldade em transportar o açúcar para dentro das células, função fundamental, já que o açúcar que ingerimos precisa ser transformado em energia.

Existem dois tipos de diabetes: no 1, o organismo não produz insulina, sendo mais comum em crianças e jovens. O tratamento é feito com reposição de insulina, segundo a Diretora do Departamento de Endocrinologia do A.C.Camargo Cancer Center, Dra. Joilma Rodrigues de Lima.

Já no tipo 2, o organismo produz insulina, porém em quantidade insuficiente ou a atuação dessa substância não ocorre de maneira adequada. Esse tipo ocorre principalmente entre pessoas com casos de diabetes na família, adultos com mais de 45 anos e pessoas obesas. “O controle é feito por meio de alimentação adequada, exercícios físicos, manutenção do peso e, em alguns casos, com uso de medicamentos, inclusive insulina”, acrescenta a especialista.

Sintomas

Cansaço, perda de peso, sede exagerada, visão turva e vontade frequente de urinar estão entre os sinais do diabetes. Porém, mesmo sem esses sintomas, uma pessoa pode estar com níveis elevados de açúcar no sangue e não saber. Por isso, é importante realizar exames periódicos para avaliar.

O diabetes não tem cura. No entanto, o diabético pode levar uma vida normal, desde que siga as orientações do médico, tomando a medicação corretamente, praticando exercícios físicos e adotando alimentação balanceada. “Esses cuidados ajudam a prevenir complicações mais sérias da doença, como perda parcial ou total da visão, lesões graves nos pés e insuficiência renal”, alerta Dra. Joilma. Além disso, estudos apontam que de 50% a 80% dos casos de câncer de pâncreas podem estar relacionados ao diabetes tipo 2.

 

Fonte: Dra Joilma Rodrigues de Lima, Diretora do Departamento de Endocrinologia do A.C.Camargo Cancer Center. CRM 92102.

 

Dr. Jarbas J. Salto Jr. - Responsável Técnico - CRM SP 62963

Para mais informações, acesse o site

www.accamargo.org.br








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br