Categorias



Dia Mundial Sem Tabaco

10/05/2013 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saude

Viver sem tabaco é diminuir o risco de uma série de doenças, inclusive oncológicas

 

O Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio, foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma das ações de combate ao tabagismo, considerado uma das principais causas de doenças e de mortalidade prematura em todo o mundo. De acordo com Dr. Jefferson Gross, Diretor do Núcleo de Pulmão e Tórax do A.C.Camargo Cancer Center, o tabagismo está entre os principais fatores de risco de diversas doenças oncológicas (pulmão, cavidade bucal, laringe, faringe, estômago, esôfago e bexiga), além de graves doenças cardiovasculares.

Em relação ao câncer de pulmão, Dr. Jefferson alerta que é uma doença difícil de ser diagnosticada em fase inicial porque a doença não apresenta sintomas específicos. Assim, principalmente os fumantes devem estar atentos a sintomas ligados, como tosse, falta de ar, presença de sangue no escarro etc. Apesar de muitas pessoas que fumam não desenvolverem câncer por uma predisposição genética, não se deve ignorar que o cigarro é responsável por cerca de 30% de todos os casos de câncer e 80% dos diagnósticos de câncer de pulmão. Portanto, o mais seguro para a saúde é não fumar.

E importante: a decisão de livrar-se do tabagismo, em qualquer tempo, sempre traz benefícios. Por exemplo: tão logo a pessoa para de fumar, a saúde de seu corpo começa a reagir de maneira positiva. Após 20 minutos sem fumar, sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal; 2 horas, já não há mais nicotina circulando em seu sangue; 8 horas, o nível de oxigênio de seu sangue volta ao normal. Para abandonar o vicio, o fumante pode precisar de ajuda e, nesse caso, vale a pena procurar um médico.

Fonte: Dr. Jefferson Gross

Diretor do Núcleo de Pulmão e Tórax do A.C.Camargo Cancer Center. CRM 93020

 

Para mais informações, acesse o site

www.accamargo.org.br








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br