Categorias



Estressado? Você não está sozinho

10/09/2012 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saude

Estressado? Você não está sozinho.

 

Originalmente o termo estresse foi empregado pela Física para referir-se à tensão a que se submetiam os materiais. Assim, é fácil entender porque a expressão migrou da ciência para o cotidiano das pessoas, principalmente, daquelas que vivem nos grandes centros urbanos. Segundo o médico psiquiatra Dr. Martin Alvarez Mateos, Coordenador do Ambulatório de Psico-Oncologia e Interconsulta do Hospital A.C.Camargo, do ponto de vista fisiológico, o estresse pode ser entendido como um conjunto de reações do organismo ao enfrentar situações de tensão e, diferentemente do senso comum, não é um termo novo. “O homem das cavernas já passava por situações de estresse, por exemplo, quando enfrentava grandes predadores ou uma catástrofe natural”, diz.

 

“Atualmente, no entanto, as pessoas convivem todos os dias com demandas muito maiores do que elas podem dar conta. ”, afirma Dr. Martin, referindo-se a realidades como o trânsito caótico; a violência urbana; a jornada dupla de trabalho e ambientes exageradamente competitivos – “Estes altos níveis de estresse, vivenciados cronicamente, contribuem certamente para aumentar o risco de adoecimento das pessoas.” O estresse, principalmente quando aliado a fatores genéticos, pode contribuir para o aparecimento de doenças. Uma pessoa estressada em excesso pode apresentar crises de tensão e angústia, extremo cansaço, incapacidade de dominar suas emoções, queda de produtividade etc. Para evitar o estresse, o caminho é mudar o estilo de vida: dispor de lazer; aprender a administrar o tempo; ter uma alimentação equilibrada e manter em dia sua rotina de avaliação médica.

Fonte: Dr. Martin Alvarez Mateos, Coordenador do Ambulatório de Psico Oncologia e Interconsulta do Hospital A.C.Camargo, CRM 128948

 

Para mais informações acesse o site

www.accamargo.org.br








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br