Categorias



Férias: tempo de descansar e, também, de colocar em dia consultas e exames médicos

08/07/2013 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saude

É comum as famílias aproveitarem o mês de julho, período das férias escolares, para ampliar os momentos de convivência. E por que não reservar um tempo para cuidar da saúde de toda a família, programando as consultas médicas de crianças e adultos que foram sendo deixadas para depois?

Para Dr. Rubens Chojniak, Diretor do Departamento de Diagnóstico por Imagem do A.C.Camargo Cancer Center, exames para diagnóstico precoce de doenças são importantes, mas devem sempre ser precedidos de avaliação médica. Além disso, há alguns considerados essenciais para a detecção de grande incidência entre a população, como o Papanicolau, o exame ginecológico para mulheres com vida sexual ativa; o PSA, que permite diagnosticar sinais de câncer de próstata nos homens, e o colorretal, para verificação de câncer do intestino em pessoas de ambos os sexos.

Em sua especialidade, Dr. Chojniak, destaca a mamografia. “É um exame que deve ser feito regularmente pelas mulheres, de acordo com a orientação do ginecologista ou mastologista, porque é fundamental para diagnosticar câncer de mama”, diz.

Capacidade tecnológica e humana

Como centro de referência em oncologia, na área de Imagem, o A.C.Camargo Cancer Center está capacitado a realizar exames de todos os setores da Medicina, com avançados recursos tecnológicos aliados à expertise da equipe de radiologistas.

Mas é importante lembrar que os cuidados com a saúde não se limitam à realização de exames. “Antes de mais nada é preciso fazer a prevenção primária de doenças, adotando hábitos saudáveis como alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos, controle de bebidas alcoólicas, evitar excesso de exposição ao sol e não fumar”, recomenda.

Fonte: Dr. Rubens Chojniak

Diretor do Departamento de Diagnóstico por Imagem do A.C.Camargo Cancer, CRM 66115

 

 

Para mais informações, acesse o site

www.accamargo.org.br








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br