Categorias



Hepatite

18/06/2012 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saude

Hepatite

Vacinas e medidas simples adotadas no dia a dia podem prevenir a doença

 

A hepatite é caracterizada por uma inflamação no fígado e pode originar-se de diferentes causas, como infecções por vírus, medicamentosa, consumo excessivo de álcool, exposição a substâncias tóxicas (inalação de benzeno ou uso de drogas ilícitas, por exemplo). A informação é do Dr. Ivan França, Diretor do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital A.C.Camargo.

Uma pessoa com hepatite pode apresentar febre, náuseas e vômitos, mal-estar, dores no corpo, falta de apetite e desânimo. Mas o sintoma mais típico da hepatite em sua fase aguda é a coloração amarelada da pele, dos olhos e das mucosas. O diagnóstico da doença é confirmado por meio de exames laboratoriais.                                                            
 

A, B ou C?

Os tipos mais conhecidos de hepatite são a A, B e C. Dentre elas, somente as do tipo B e C apresentam chances de se transformar em uma doença crônica ou evoluir para quadros graves, como cirrose, insuficiência hepática ou câncer de fígado.

A principal forma de transmissão da hepatite A , cujo vírus é eliminado nas fezes, é o fecal-oral, por meio da ingestão de alimentos ou água contaminados.
No caso das hepatites B e C, o sangue é o principal meio de transmissão, por meio do uso compartilhado de seringas e agulhas, contato com objetos perfuro-cortantes contaminados ou relações sexuais. A hepatite B também pode ser transmitida de mãe para filho, durante o parto.

Prevenção

Você deve tomar a vacina contra hepatite A e B. Para prevenir-se contra a hepatite A consumir apenas água filtrada ou fervida; lavar bem os legumes e verduras; sempre lavar as mãos depois de usar o banheiro e antes de manipular alimentos. Para prevenir-se contra as hepatites B e C nunca compartilhar seringas e agulhas; não compartilhar barbeadores ou alicates de cutícula; sempre usar preservativo nas relações sexuais. Profissionais de saúde devem usar o material de segurança recomendado para a sua atividade.

 

Fonte: Dr. Ivan França

Diretor do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital A.C.Camargo, CRM 93300

 

Para mais informações, acesse o site

www.accamargo.org.br








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br