Categorias



Intestino solto ou preso X câncer colorretal

29/03/2016 - Atualizado por: ROGERIO - Categoria: Geral - Tags:

 

O funcionamento irregular do intestino, seja no caso de quem tem intestino solto ou constipação intestinal, impacta diretamente a qualidade de vida. Existem vários fatores que podem contribuir para esse cenário, mas isso não significa necessariamente que o indivíduo desenvolverá câncer colorretal, segundo Dr. Samuel Aguiar Jr., Chefe do Núcleo de Tumores Colorretais do A.C.Camargo Cancer Center.

Fatores de risco e prevenção

O especialista explica que o câncer colorretal tem inúmeras causas. Dentre os fatores de risco estão: alimentação rica em gordura, carne vermelha, pobre em fibras e vegetais; sedentarismo; tabagismo e consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Por isso, adotar hábitos de vida saudáveis, com prática de exercícios físicos e alimentação equilibrada, auxilia na prevenção da doença.

Sintomas e diagnóstico

Já os sintomas incluem: sangue nas fezes e dores abdominais ou ao evacuar. “Em relação ao funcionamento do intestino, o sinal de alerta deve ser acionado ao notar mudança repentina de padrão sem motivo aparente”, informa Dr. Samuel.

A alteração no ritmo do intestino pode ser sinal de câncer colorretal ou de outras doenças. Por isso, no caso de dúvidas, é importante consultar um especialista e realizar exames. “Como estratégia de rastreamento de câncer colorretal, recomenda-se o exame de colonoscopia periodicamente por todas as pessoas acima dos 50 anos”, afirma o oncologista.

Dicas

Quem sofre de constipação deve adotar uma dieta rica em fibras e vegetais e pode apostar nos probióticos, lactobacilos presentes em iogurtes e leite fermentado. "Praticar atividades físicas também auxilia muito o bom funcionamento intestinal e os laxantes devem ser utilizados somente em último caso, sempre sob supervisão médica", orienta Dr. Samuel. Já para quem sofre com intestino solto, o médico recomenda detectar a causa do problema e procurar tratamento adequado.

 

 

Fonte: Dr. Samuel Aguiar Jr. - Chefe do Núcleo de Câncer Colorretal do A.C.Camargo Cancer Center. CRM 84495

 


Dra. Raquel M. Bussolotti - Responsável Técnica - CRM SP 77005


Para mais informações, acesse o site

www.accamargo.org.br








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br