Categorias



Novembro Azul

08/11/2013 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saude

Mês da conscientização sobre o câncer de próstata

Novembro Azul é uma campanha internacional dedicada à conscientização sobre o câncer de próstata e a saúde do homem. A escolha desse período está ligada à celebração, em 17 de novembro, do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Segundo Dr. Gustavo Cardoso Guimarães, médico titular do Núcleo de Urologia do A.C.Camargo Cancer Center, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum da doença em homens no mundo, superado apenas pelo câncer de pulmão. E no Brasil é o tumor mais frequente no homem. Em geral, o câncer de próstata é diagnosticado em homens com idade superior a 60 anos. Na fase inicial, não apresenta sintomas. Portanto, é fundamental, a partir dos 50 anos, manter a rotina de visita anual ao urologista com objetivo de diagnosticar precocemente a doença, quando a chance de cura é de mais de 90%.

Os principais exames para diagnóstico da doença são o clínico (toque retal), e o laboratorial (dosagem do antígeno prostático específico, mais conhecido como PSA).

No caso do câncer de próstata, a hereditariedade está entre os principais fatores de risco. Dieta rica em gordura e vida sedentária também contribuem para aumentar o risco para esse tipo de câncer.

 

Fonte: Dr. Gustavo Cardoso Guimarães

Médico titular do Núcleo de Urologia do A.C.Camargo Cancer Center, CRM 80506

 

Dr. Jarbas J. Salto Jr. - Responsável Técnico - CRM SP 62963

Para mais informações, acesse o site

www.accamargo.org.br








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br