Categorias



Os perigos dos agrotóxicos para a saúde

28/03/2016 - Atualizado por: ROGERIO - Categoria: Geral - Tags:

O Brasil é um dos países que mais utilizam agrotóxicos na agricultura. O problema é que esses produtos químicos, que têm a função de proteger a plantação contra pragas, acabam afetando a saúde das pessoas. “Existe relação entre agrotóxico e Parkinson, além de alguns tipos de câncer, principalmente linfoma e leucemia. Porém, os casos são mais comuns em trabalhadores rurais, que lidam diretamente com agrotóxicos. Não há estudos que comprovem a ligação entre resíduos de agrotóxicos nos alimentos e o desenvolvimento de câncer”, explica Dr. Samuel Aguiar Jr., Chefe do Núcleo de Tumores Colorretais do A.C.Camargo Cancer Center.

Lavar os alimentos

Apesar de não haver dados concretos que mostrem a relação entre o consumo de alimentos com agrotóxicos e câncer, há quem acredite que lavar frutas e verduras antes de comer seja uma forma de se proteger contra esse possível risco. Segundo Dr. Samuel, higienizar corretamente os alimentos é sempre recomendado e ajuda a evitar contaminações, mas isso não significa que todos os agrotóxicos serão completamente eliminados. “Há resíduos que ficam dentro dos alimentos e não saem com a água”, resume o especialista.

Orgânicos e horta em casa

Uma alternativa pode ser o consumo de alimentos orgânicos. Como geralmente são produtos mais caros e mais difíceis de serem encontrados, uma possível solução está no cultivo de alimentos em casa, como alface, rúcula e cebolinha.

 

 

 

Fonte: Dr. Samuel Aguiar Jr. - Chefe do Núcleo de Câncer Colorretal do A.C.Camargo Cancer Center. CRM 84495

 


Dr. Ademar Lopes - Responsável Técnico - CRM SP 21092


Para mais informações, acesse o site

www.accamargo.org.br








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br