Categorias



Prevenção e diagnóstico precoce aumentam as chances de sucesso no tratamento do câncer

11/04/2016 - Atualizado por: ROGERIO - Categoria: Geral - Tags:

O câncer é uma das principais causas de morte no mundo. Estima-se que surjam anualmente mais de 14 milhões de novos casos. Por isso, a data de 8 de abril foi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Dia Mundial de Combate ao Câncer, com o objetivo de chamar a atenção de líderes mundiais e da sociedade para a importância de se adotar ações de prevenção e diagnóstico precoce para combater a doença.

Fatores de risco

Segundo Dr. Ademar Lopes, Vice-Presidente da Fundação Antônio Prudente, Diretor do Departamento de Cirurgia Pélvica e Chefe do Núcleo de Sarcomas, os fatores de risco da doença podem ser classificados como físicos, químicos e biológicos.

Entre os fatores físicos está a exposição excessiva ao sol sem proteção, principal causa de câncer de pele. “Entre os químicos, está o consumo de tabaco, que contribui para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer e é responsável por cerca de 80% a 90% dos tumores de pulmão”, afirma o especialista.

Nos fatores biológicos estão alguns vírus, como o HPV, fator de risco para câncer de colo do útero, pênis e boca, por exemplo, e o da Hepatite B, que pode levar ao desenvolvimento de câncer de fígado.

Prevenção primária

Alguns cuidados são fundamentais para prevenção do câncer:

  • Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h e use sempre proteção adequada.
  • Não fume. Essa é uma das principais formas de se prevenir câncer, principalmente de pulmão, boca, laringe, faringe e esôfago.
  • Não consuma bebidas alcoólicas ou consuma com moderação. O álcool, quando combinado com tabaco, aumenta o risco de desenvolvimento de tumores na boca, laringe e faringe.
  • Adote uma alimentação equilibrada, com frutas, legumes, verduras, cereais integrais e evite excesso de embutidos e de carne vermelha.
  • Mantenha o peso sob controle praticando atividades físicas regularmente.
  • Vacine-se contra os vírus da hepatite B e o HPV. No caso do HPV, a vacina é recomendável para pessoas de ambos os sexos, antes do início da vida sexual.

Prevenção secundária

A realização de exames de diagnóstico para rastreamento do câncer, chamada de prevenção secundária, também é fundamental. Consulte seu médico e avalie quais exames são recomendados de acordo com sua idade e histórico familiar. “Com diagnóstico precoce as chances de sucesso no tratamento do câncer podem ser de 90%”, afirma Dr. Ademar.

 

 

Fonte: Dr. Ademar Lopes, Vice-Presidente da Fundação Antônio Prudente, Diretor do Departamento de Cirurgia Pélvica e Chefe do Núcleo de Sarcomas – CRM 21092

 


Dra. Raquel M. Bussolotti - Responsável Técnica - CRM SP 77005


Para mais informações, acesse o site

www.accamargo.org.br








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br