Categorias



Previna-se contra a pneumonia e procure o médico ao perceber os primeiros sinais da doença

10/08/2015 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saude

A pneumonia é uma infecção dos pulmões que tem grande incidência no inverno, período em que as pessoas tendem a ficar mais aglomeradas em locais fechados, o que contribui para a transmissão. Segundo Dr. Daniel Antunes, Médico Pneumologista do A.C.Camargo Cancer Center, existem dois tipos de pneumonia: a bacteriana, que precisa ser tratada com antibióticos; e a viral, que é mais simples e pode ser evolução da gripe. “No entanto, a pneumonia viral pode abrir caminho para a bacteriana se o paciente não se cuidar”, explica o médico.

Causas da pneumonia bacteriana

Esse tipo de pneumonia é provocado por bactérias que vivem no organismo e podem parar no pulmão. Isso ocorre, por exemplo, com pessoas que engasgam, fumam ou ingerem álcool frequentemente. Ao notar os sintomas característicos da pneumonia, como febre, cansaço e dores nas costas, deve-se procurar o médico. “Nas primeiras 24 ou 48 horas a doença oferece menos riscos; depois de dois dias podem ocorrer complicações, como septicemia, que é a infecção generalizada”, alerta Dr. Daniel.

Relação entre pneumonia e câncer

Há casos em que os exames apontam sinais típicos de pneumonia, mas pode ser câncer de pulmão “disfarçado”. Dr. Daniel orienta: “Se o tratamento para pneumonia não surtir efeito em duas semanas no máximo, é preciso realizar outros exames, pois pode ser câncer”.

Prevenção

Uma forma de se prevenir contra a pneumonia é manter hábitos saudáveis, o que inclui alimentação equilibrada, exercícios físicos, não fumar e evitar bebida alcoólica. Existe uma vacina contra pneumonia, mas que não previne a doença e sim suas complicações. “É indicada principalmente para idosos, pacientes cardíacos, diabéticos ou com doenças renais “, diz Dr. Daniel, referindo-se a grupos mais vulneráveis, mas só deve ser tomada sob orientação médica.

Fonte: Dr. Daniel Antunes, Médico Pneumologista do A.C.Camargo Cancer Center. CRM 127358.

 

Dr. Jarbas J. Salto Jr. - Responsável Técnico - CRM SP 62963

Para mais informações, acesse o site

www.accamargo.org.br








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br