Categorias



Quem nao fuma tambem pode ter cancer de pulmao

15/08/2016 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saude

A resposta é sim. O câncer de pulmão está diretamente relacionado ao tabagismo, responsável por cerca de 80% dos casos. Os 20% restantes têm como causa herança genética, poluição, exposição ao amianto, inalação frequente de produtos químicos ou por ser fumante passivo.

Essa é uma parcela representativa: por ano, são diagnosticados 1,7 milhão de novos casos desse tipo de tumor maligno em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ou seja, anualmente cerca de 340 mil pessoas desenvolvem câncer de pulmão, mesmo sem serem fumantes. Importante lembrar que o câncer de pulmão é o terceiro tipo mais incidente, depois de mama e próstata, mas com a maior taxa de mortalidade.

Prevenção

“Quem não fuma, mas convive com tabagista, tem o risco de desenvolvimento da doença elevado em 30% na comparação com uma pessoa que não seja fumante passivo”, explica Dr. Jefferson Luiz Gross, Diretor do Núcleo de Pulmão e Tórax do A.C.Camargo Cancer Center. O cuidado a ser tomado é não ficar perto de quem está fumando.

Evitar ambientes muito poluídos e se proteger em locais com liberação de produtos químicos no ar também são precauções importantes. O especialista chama atenção para a prevenção da doença por meio de hábitos saudáveis, que além de não fumar, inclui alimentação equilibrada, prática de atividades físicas, controle do peso e evitar bebidas alcoólicas ou beber com moderação.

Diagnóstico

Se tiver vários casos do mesmo tipo de câncer na família, é recomendável informar seu médico, que poderá indicar aconselhamento genético e exames de rastreamento.

Dr. Jefferson frisa que um dos motivos para o grande índice de mortes provocadas pelo câncer de pulmão é o fato de a doença ser diagnosticada em estágio avançado na maioria dos casos. “Se detectado no início, o câncer de pulmão tem cerca de 80% de chances de sucesso no tratamento”, afirma.

Fonte: Dr. Jefferson Luiz Gross, Diretor do Núcleo de Pulmão e Tórax do A.C.Camargo Cancer Center – CRM 68099








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br