Categorias



Saiba mais sobre câncer de cabeça e pescoço no Dia Mundial de Combate ao Câncer

06/04/2015 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saude

O câncer é uma das doenças que mais matam no mundo. Por isso, 8 de abril foi escolhido como Dia Mundial do Combate ao Câncer. Entre os tumores de maior incidência estão os da região da cabeça e pescoço, como boca, faringe, laringe, tireoide e cavidade nasal.

De acordo com o Diretor do Núcleo de Cabeça e Pescoço do A.C.Camargo Cancer Center, Dr. Luiz Paulo Kowalski, esse tipo de câncer está relacionado à má alimentação, tabaco e álcool. Portanto, manter a alimentação equilibrada, evitar bebida alcoólica e não fumar são algumas formas de prevenção.

Infecções pelo vírus HPV também provocam tumores de orofaringe. O vírus pode ser transmitido por sexo oral, beijo ou compartilhamento de objetos. Por isso, a melhor prevenção ainda é a vacinação de meninos e meninas na pré-adolescência.

De olho nos sinais

Os tumores na boca podem aparecer em forma de lesões vermelhas ou brancas ou de caroços, que tendem a aumentar, mas não doem. “Quando chegam a doer ou sangrar, o câncer pode estar em estágio avançado”, explica o médico. “É aconselhável fazer sempre um autoexame na mucosa da bochecha, na língua e na gengiva”, orienta o especialista.

Já o câncer de garganta pode ter como sinais: irritação, dificuldade para engolir ou rouquidão. Enquanto que os tumores no nariz, em geral, provocam secreção ou sangramento em uma das narinas. Diante de qualquer um desses sinais, deve-se procurar um médico especialista.

Câncer de tireoide

Outro tipo de câncer na região da cabeça e pescoço é o de tireoide. No entanto, não é facilmente identificado. “Em geral, quando o nódulo é visível, a doença já está avançada”, afirma Dr. Kowalski. Exames para investigação desse tipo de tumor normalmente são realizados em pacientes que fizeram radioterapia na região do pescoço ou em pessoas que podem desenvolver câncer por questões genéticas. Qualquer que seja o caso, se o diagnóstico der positivo, é importante que o paciente seja encaminhado a um centro oncológico completo, como o A.C.Camargo.

 

Fonte: Dr. Luiz Paulo Kowalski, Diretor do Núcleo de Cabeça e Pescoço do A.C.Camargo Cancer Center. CRM 36404.

 

Dr. Jarbas J. Salto Jr. - Responsável Técnico - CRM SP 62963

Para mais informações, acesse o site

www.accamargo.org.br








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br