Categorias



Vamos brincar o Carnaval e preservar a saúde!

08/02/2013 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saude

Vamos brincar o Carnaval e preservar a saúde!

 

O Carnaval 2013 chegou, comemorado neste ano entre 9 e 12 de fevereiro. O evento no Brasil movimenta grande número de turistas – brasileiros e estrangeiros – em direção a locais onde é ainda mais festejado, como no Rio de Janeiro e nas cidades da Região Nordeste. Neste ano, a campanha do Ministério da Saúde durante os eventos carnavalescos tem como mote "A vida é melhor sem AIDS. Proteja-se, use sempre camisinha”. O objetivo é conscientizar a população para a prevenção da doença, incentivando o uso da camisinha em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal).

O uso do preservativo é uma medida preventiva eficiente não somente em relação a AIDS, mas para doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) em geral, lembra Dr. Glauco Baiocchi Neto, Diretor do Departamento de Ginecologia Oncológica do Hospital A.C.Camargo. As DSTs, explica o médico, podem ser causadas por vírus ou bactérias e são transmitidas, principalmente, pelo contato sexual, sem proteção, com a pessoa infectada.

 

DSTs no Brasil

O alerta do Dr. Glauco vai ao encontro dos dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação ao Brasil. A OMS considera as DSTs um dos problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo. No Brasil, as estimativas da OMS de infecções de transmissão sexual na população sexualmente ativa, a cada ano, são: sífilis, 937.000; gonorréia, 1.541.800; clamídia, 1.967.200; herpes genital, 640.900; e HPV, 685.400.

Além de informar-se sobre as DSTs, Dr. Glauco alerta sobre a necessidade de fazer os exames anuais indicados pelo ginecologista (mulheres) e urologista (homens). “A consulta anual a esses especialistas deve se tornar rotina tanto para homens quanto para mulheres a partir da adolescência ou pouco antes do início da vida sexual. Além disso, ao primeiro sinal de DST, não fique constrangido, procure imediatamente o médico para iniciar o tratamento”, afirma.

Fonte: Dr. Glauco Baiochi Neto

Diretor do Departamento de Ginecologia Oncológica do Hospital A.C.Camargo, CRM 97051

 

Para mais informações, acesse o site

www.accamargo.org.br








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br