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Mudança no serviço de farmácia básica PDF Imprimir E-mail
Qui, 17 de Outubro de 2019 09:14

Com a vigência da Lei Complementar Municipal (LCM) n° 217/2018, no que compete ao Issem-Saúde, e a implantação de seu
novo sistema informatizado de gestão, os beneficiários do Issem-Saúde passaram a relatar uma série de dificuldades com
relação à utilização da cobertura do serviço de farmácia básica.
Tais dificuldades foram provenientes da informatização do modelo adotado para esse serviço, que utiliza a tabela Brasíndice
como referência para precificação, situação na qual os medicamentos não listados nessa tabela são automaticamente
excluídos do rol de cobertura do serviço. Tal problema não era percebido antes da informatização, pois como a venda
ocorria de forma manual, a falta de cobertura era constatada somente durante o processamento das faturas das farmácias e
o Issem-Saúde repassava o custo total do medicamento adquirido na cobrança da coparticipação do beneficiário.
Pensando na melhoria desse serviço, o Issem-Saúde buscou no mercado um modelo alternativo, mais simples, ágil e
eficiente. Diante dessas premissas encontrou no modelo de cartão farmácia a solução mais adequada. A proposta de
mudança no modelo do serviço de farmácia básica foi apreciada e aprovada pelo Conselho de Administração, através da
resolução n° 26/2019.
Desde então o Issem-Saúde vem trabalhando em sua implantação, firmando convênio com a empresa ÚtilCard, que fará a
gestão das compras, e com as farmácias, que passarão a oferecer o desconto de 20% nos medicamentos adquiridos através
do convênio. Sua implantação e operação se dará da seguinte forma:
1. Todos os cartões de identificação pessoal dos beneficiários serão reimpressos e substituídos e o novo cartão será
utilizado tanto para o serviço de farmácia básica, quanto para os demais serviços credenciados. Um cronograma de entrega
dos novos cartões será definido e divulgado e uma equipe da ÚtilCard e do Issem-Saúde visitará os locais de trabalho para
fazer a entrega e orientação. Os beneficiários que não conseguirem receber o novo cartão no seu local de trabalho deverão
fazê-lo no setor de atendimento do Issem-Saúde, pessoalmente ou por qualquer membro do grupo familiar cadastrado no
Issem-Saúde;
2. Para utilizar o serviço de farmácia básica o beneficiário deverá procurar uma farmácia conveniada, de posse de seu cartão
de identificação pessoal;
A farmácia registrará a venda no sistema informatizado através do cartão de identificação pessoal e o valor da compra será
descontado diretamente na folha de pagamento do beneficiário associado, observando-se o seguinte:
• quando se tratar de medicamento, a farmácia aplicará o desconto sobre o preço de venda no balcão;
• quando se tratar de outros produtos passíveis de compra pelo cartão, fica a critério da farmácia conceder ou não o desconto.
O beneficiário também poderá optar pelo pagamento à vista de suas compras, com os mesmos descontos.
3. Nas compras realizadas com o cartão os beneficiários terão um limite de crédito mensal no valor equivalente a 3 (três)
Unidades Padrão Municipal (UPM), por associado. Mas em casos excepcionais decorrentes de tratamento de saúde em que
haja necessidade de um limite de crédito maior, o associado responsável poderá solicitar a alteração do limite junto ao setor
de atendimento do Issem-Saúde munido de receituário, laudos e/ou exames médicos que atestem a necessidade. A
solicitação será analisada pelo médico-auditor ou pelo Superintendente de Assistência e de Saúde.
4. Não haverá mais a limitação dos medicamentos listados na tabela Brasíndice e tampouco as restrições previstas nos
regulamentos anteriores, como anticoncepcionais, vitaminas, etc.
As restrições, para compras com desconto em folha, ficam por conta dos produtos de perfumaria, cosméticos e
gêneros alimentícios.
5. O uso do cartão de identificação pessoal é de inteira responsabilidade do associado, que assume o pagamento de todas as
despesas geradas pelo seu cartão e dos seus dependentes.
Em caso de perda ou extravio do cartão, é dever do associado realizar seu bloqueio imediato no sistema informatizado da
ÚtilCard ou comunicar o fato ao setor de atendimento do Issem-Saúde, que providenciará o bloqueio.

Última atualização em Sex, 18 de Outubro de 2019 10:40
 

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