Categorias



Festas de fim de ano: recupere-se do pecado da gula

23/01/2014 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saude

Resistir às tentações gastronômicas das celebrações de fim de ano é muito difícil e passadas as festas vem o arrependimento, quilos a mais e, em certos casos, prejuízos à saúde. Segundo a nutricionista clínica do A.C.Camargo Cancer Center, Thais Manfrinato Miola, o principal pecado alimentar nas festas de fim de ano é o exagero. “Raramente as pessoas deixam de repetir a porção. Outro ponto também é o excesso de álcool, que contém muita caloria e pouco nutriente”, alerta.

E não são somente quilos a mais que o exagero pode trazer. Segundo a nutricionista, principalmente as bebidas alcoólicas podem prejudicar principalmente o fígado. Os doces em excesso aumentam a produção de insulina, fazendo com que o pâncreas se sobrecarregue, trabalhando mais. O consumo de carnes gordas e maioneses também pode prejudicar o sistema vascular.

Mas para quem exagerou no consumo dos alimentos durante as celebrações, Thais dá algumas dicas que ajudam seu organismo a se recuperar dos abusos. Confira:

  • Beba muita água, sucos, água de coco. A hidratação auxilia a eliminar toxinas.
  • Fracione as refeições. Evite ficar mais de três horas sem se alimentar.
  • Prefira alimentos leves como carnes magras, assadas ou grelhadas, saladas e frutas. O gengibre é um alimento bem vindo porque facilita a digestão e ajuda a diminuir os enjoos causado pelo excesso de gordura.
  • É bom evitar alimentos que fermentam muito como feijões, brócolis e couve, caso tenha exagerado nas festas. Eles podem dificultar sua digestão.
  • O verão sempre pede um sorvete para refrescar. Prefira os picolés de frutas à base de água, que são menos calóricos, ajudam a refrescar e hidratar.

Fonte: Thais Manfrinato Miola

Nutricionista Clínica do A.C.Camargo Cancer Center, CRN 24947

 

Dr. Jarbas J. Salto Jr. - Responsável Técnico - CRM SP 62963

Para mais informações, acesse o site

www.accamargo.org.br








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br