Categorias



Dia do Radiologista

14/11/2012 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saude

Dia do Radiologista

Profissionais do Núcleo de Diagnóstico por Imagem do Hospital A.C.Camargo destacam-se por sua expertise na realização e interpretação de exames

 

O Dia do Radiologista, médico responsável pela realização de exames, análise e interpretação das imagens obtidas e, também, pela emissão de laudos ou relatórios, é celebrado em 8 de Novembro. Segundo o Dr. Rubens Chojniak, Diretor do Núcleo de Diagnóstico por Imagem do Hospital A.C.Camargo, a Radiologia é uma especialidade médica que se dedica a enxergar o corpo humano por dentro, o que pode fornecer informações que são a base do conhecimento médico e, também, importantes para o diagnóstico e tratamento de diversas doenças, inclusive do câncer.

Evolução

A Radiologia nasceu a partir da descoberta do raio x pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen, em 1895. Nos últimos 30 anos, a Radiologia evoluiu muito no esteio do desenvolvimento tecnológico. “Ao unir os princípios da radiologia à capacidade de processamento e digitalização de imagens de alta definição dos computadores, a especialidade cresceu e agregou novos métodos de exames de excelente qualidade”, afirma Dr. Rubens.

Entre os benefícios dessa evolução está a possibilidade de fornecer de maneira mais ágil informações que ajudam os médicos a decidir sobre a necessidade ou não de cirurgias e a realizar o diagnóstico precoce de doenças.

 

Na oncologia, os exames de imagem estão envolvidos em todas as etapas: no diagnóstico precoce, na avaliação do oncologista para definição do tratamento e no acompanhamento futuro em relação à ocorrência de recidivas. Também contribui com a terapêutica, por exemplo, nas intervenções minimamente invasivas e aplicações de terapias locais. “No Hospital A.C.Camargo, estamos capacitados a realizar desde os exames considerados mais simples, como o Raio X Digital e Contrastado, até os de alta complexidade, entre eles, o PET-CT, além de biópsias que utilizam agulhas aliadas a métodos de imagem”, informa Dr. Rubens.

 

Para o médico, o avanço tecnológico é, sem dúvida, um marco na história da Radiologia. No entanto, alerta ele, o entusiasmo pelos recursos disponíveis não deve se sobrepor à avaliação do paciente realizada pelo médico na indicação dos exames de imagem necessários. “O diferencial do Hospital A.C.Camargo é justamente reunir recursos tecnológicos de ponta à expertise de uma equipe de profissionais de saúde, todos especializados em oncologia, voltados a prestar um atendimento personalizado ao paciente oncológico, também na indicação dos exames que ele deve realizar”, conclui.

Fonte: Dr. Rubens Chojniak

Diretor do Núcleo de Diagnóstico por Imagem do Hospital A.C.Camargo, CRM 66115

 

Para mais informações, acesse o site

www.accamargo.org.br








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br