O Instituto


O Issem


O Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais (Issem) é uma autarquia, com autonomia administrativa e financeira, responsável por administrar o sistema de seguridade social dos servidores do Município de Jaraguá do Sul/SC. Foi criado pela Lei n.º 1776/1993 e atualmente é regido pela Lei Complementar Municipal n.º 217/2018, de 21 de setembro de 2018.

O Issem é dividido em dois fundos, quais sejam, o Fundo Municipal de Previdência Social (FMPS) e o Fundo Municipal de Assistência e Saúde (FMASA), cada um com identidade jurídico-contábil própria e suas respectivas fontes de custeio, sendo responsável pela prestação dos diversos benefícios, auxílios ou serviços e não existindo nenhuma relação de solidariedade, subsidiariedade ou supletividade entre eles.

O FMPS, denominado Issem-Previdência, gerencia e administra o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) dos seus segurados, que são os servidores municipais estatutários, oferecendo os benefícios de aposentadorias e pensões.

Já o FMASA se subdivide em Issem-Saúde, uma autogestão destinada a oferecer serviços de saúde a todos os servidores municipais e seus dependentes que optarem por sua adesão, os quais são chamados de beneficiários; e Issem-Assistência que oferece auxílios assistenciais como auxílio-emergência, auxílio-natalidade, auxílio-funeral, salário-famíla e auxílio-reclusão, aos servidores públicos municipais de provimento efetivo, os quais são chamados de assistidos.

No dia 17 de dezembro de 2019 o Issem lançou o seu primeiro Planejamento Estratégico, com abrangência para os anos de 2020-2021, no qual foram definidos, dentre outros aspectos, os principais conceitos que guiam uma organização: missão, visão e valores.
 

Acesse a íntegra do Planejamento Estratégico do Issem clicando aqui.
 


Estrutura técnico administrativa do Issem

 
A estrutura técnico-administrativa do Issem é composta pelo Conselho de Administração, pelo Conselho Fiscal e pelo Órgão Executivo.

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação e orientação superior do Issem, sendo composto de 13 (treze) membros titulares, dos quais 6 (seis) são eleitos, 6 (seis) são indicados pela Administração Municipal e 1 (um) é o Presidente, também indicado. Todos eles devem ser servidores municipais efetivos, estáveis e detentores de escolaridade de nível superior.

O Conselho Fiscal, composto por 6 (seis) membros titulares, efetivos e estáveis, dos quais 3 (três) são eleitos e 3 (três) indicados, é o órgão de fiscalização financeira do Issem.

Por fim, o Órgão Executivo é o órgão superior de administração do Issem, do qual fazem parte os cargos de Presidente, de Superintendente de Previdência e de Superintendente de Assistência e de Saúde. É a partir do Órgão Executivo que se estrutura o organograma do Issem.
 

Organograma do Issem
 

 

No ano de 2019 o Issem completou 25 anos de atividades, ocasião em que foi produzido um vídeo especial comemorativo:
 


 
 
Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais - CNPJ: 00.091.238.0001-70, Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - Jaraguá do Sul - SC
Fone: (47) 3270-3900