Categorias



Issem oferecerá cobertura para puericultura

04/05/2023 - Atualizado por: Josiane - Categoria: Geral - Tags: cobertura puericultura

A consulta de puericultura, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, é a “pedra angular” da pediatria, responsável pela promoção da saúde, pelo bom crescimento e desenvolvimento das crianças.Sendo um importante acompanhamento médico realizado por pediatra, a puericultura é a ciência que visa proteger o paciente contra algum agravo que possa interferir em seu desenvolvimento físico e mental. Através da puericultura, o médico pediatra faz o acompanhamento de crescimento, desenvolvimento neuro-motor-cognitivo–psicológico de bebês, crianças e adolescentes e apoio às famílias.

Ainda, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a primeira consulta deve ocorrer já com a mãe no terceiro trimestre da gestação, com a finalidade de cuidados desde já com a saúde materna e consequentemente ao bebê, pois a ciência reconhece a existência de efeitos que refletem o estilo de vida materno na saúde do filho, como alimentação, atividade física, sono e estresse. A importância desta consulta inicial está na orientação de melhores hábitos assim como nos cuidados ao recém-nascido nos primeiros dias de vida.

Já a primeira consulta após o nascimento do bebê deve acontece entre 7 e 10 dias de vida e após recomendado uma frequência mensal dos 0 a 6 meses de vida, bimestral dos 6 a 12meses de vida, trimestral dos 12 aos 18 meses de vida, semestral dos 18 meses aos 5 anos de vida, e anual dos 5 anos aos 18 anos de vida.

Considerado os benefícios apresentados para o desenvolvimento do paciente, o Issem oferecerá cobertura para consultas de puericultura, conforme cronograma abaixo:

 
  • 01 (uma) consulta de puericultura entre o 7° e 10° dias de vida do RN.
  • 01 (uma) consulta de puericultura por mês dos 0 aos 6 meses de vida (se realizada a consulta entre o 7° e 10° dias de vida deverá contar como a consulta do 1° mês).
  • 01 (uma) consulta a cada 2 meses dos 6 aos 12 meses de idade.
  • 01 (uma) consulta a cada 3 meses dos 12 aos 18 meses de idade.
  • 01 (uma) consulta a cada 6 meses dos 18 meses aos 5 anos incompletos de idade.
  • 01 (uma) consulta anual dos 5 aos 18 anos de idade.







Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br