Categorias



Setembro Amarelo

15/09/2023 - Atualizado por: Luiz - Categoria: Geral - Tags: Setembro Amarelo

 Setembro Amarelo e seus Sinais de Alerta


Setembro é o mês em que a campanha "Setembro Amarelo" ganha destaque, uma iniciativa criada no Brasil em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Esta campanha tem como objetivo principal conscientizar sobre a prevenção do suicídio, um problema de saúde pública grave.

Os sintomas do suicídio nem sempre são visíveis e, muitas vezes, são silenciosos. No entanto, há alguns sinais de alerta para os quais podemos estar atentos:

•             Isolamento: Se alguém próximo começa a se isolar;
•             Desinteresse: Se a pessoa de repente perde o interesse por atividades que costumava gostar;
•             Alimentação: Mudanças significativas nos hábitos alimentares;
•             Mudança no Sono: Insônia persistente ou dormir em excesso;
•             Agressividade: Em alguns casos, especialmente entre os jovens, a depressão pode se manifestar como agressividade.

Para aqueles que buscam ajuda ou desejam auxiliar alguém que esteja passando por momentos difíceis, o CVV oferece apoio emocional e prevenção do suicídio 24 horas por meio de chats online, ligações ou e-mails. O serviço é confidencial, e a pessoa não precisa se identificar. O contato pode ser através do número 188.
Se você suspeitar que alguém próximo está pensando em suicídio, não hesite em agir. Iniciar uma conversa com empatia e compreensão pode ser o primeiro passo para ajudar. A prevenção do suicídio começa com o apoio.


Referências:
www.bbc.com
www.setembroamarelo.com    







Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br