Categorias



Aposentados e Pensionistas estão dispensados da Prova de Vida, a partir de agosto de 2022

04/08/2022 - Atualizado por: Josiane - Categoria: Geral - Tags: prova vida fim


A partir de 01/08/2022 os aposentados e pensionistas do Issem não precisarão mais realizar a Prova de Vida anual. Este procedimento será realizado pelo próprio Issem, através de sistemas informatizados de cruzamento de dados, não sendo mais necessário o comparecimento do segurado no Instituto ou o envio de documentação. 
 
A Prova de Vida é o procedimento para a comprovar que o aposentado ou pensionista ainda está vivo e pode continuar recebendo o seu benefício previdenciário, evitando fraudes e pagamentos indevidos.
Antes, os aposentados e pensionistas precisavam comparecer no Issem durante o seu mês de aniversário, mas agora, com a nova sistemática, o próprio Instituto é quem realizará o cruzamento de informações com diversas bases de dados, não sendo mais necessário a presença dos segurados no Instituto.

Porém, mesmo assim, todos os segurados devem manter o seu cadastro atualizado (endereço residencial, telefone, e-mail, dependentes, alteração de estado civil e acumulação de benefícios previdenciários ou cargos públicos), pois caso o Issem precise realizar contato com algum segurado, será considerado feito naquele último registro que constar no cadastro do Instituto.
Vale destacar que, sempre que necessário, o Issem poderá solicitar ao segurado informações, documentos ou comparecimento, a fim de esclarecer eventuais divergências.

Por fim, é importante lembrar que a prova de vida é diferente do Censo Previdenciário (recadastramento), que iniciou em agosto/2021 e finalizou em julho/2022, o qual é obrigatório a todos os servidores (ativos e aposentados) e pensionistas. Portanto, caso você ainda não tenha feito o Censo, procure o Issem imediatamente para atualizar as suas informações e evitar o bloqueio do seu pagamento. Para mais informações sobre o Censo, acesse: www.issem.com.br/censo



 







Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br