Categorias



A obesidade eleva as chances de problemas de saúde, como diabetes e câncer

08/12/2015 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Geral - Tags: dicas saude

Você sabia que a obesidade é uma doença? E que pode levar a outros problemas de saúde, como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares? Segundo Dr. Marcon Censoni de Ávila e Lima, Cirurgião Bariátrico e Chefe do Grupo de Internistas e Hospitalistas do A.C.Camargo Cancer Center, isso ocorre porque o organismo de uma pessoa obesa vive em constante processo inflamatório.

“Esse processo inflamatório do organismo, que ocorre devido ao aumento das células de gordura, libera na corrente sanguínea substâncias que mudam o funcionamento de glândulas, como o pâncreas, e de artérias, provocando hipertensão arterial. Além disso, essas substâncias afetam a oxigenação sanguínea, prejudicando a qualidade do sono e elevando o risco de desenvolvimento de câncer”, afirma Dr. Marcon. Ele destaca os riscos de tumores de cólon, rim, endométrio, vesícula, esôfago, pâncreas e mama. Há, ainda, evidências que relacionam a obesidade ao aumento de agressividade do câncer de próstata.

Cálculo do IMC

É importante que cada pessoa saiba se está dentro do peso ideal. Para isso, basta calcular o Índice de Massa Corporal (IMC), dividindo o próprio peso pela altura ao quadrado (IMC = peso/altura x altura). Esse valor deve ficar entre 18,5 e 24,9. Acima de 25 é sinal de sobrepeso. A partir de 30 é obesidade. “Nesses casos, deve-se procurar um especialista”, alerta Dr. Marcon. “Nada de dietas indicadas por não médicos, muito menos automedicação”.

Medidas preventivas e corretivas

Embora também possa estar relacionada a fatores genéticos, a obesidade pode ser evitada por meio de alimentação balanceada e prática de exercícios físicos. Como medida corretiva para casos específicos, há as cirurgias bariátricas. “Porém, cada caso tem sua indicação, conforme o perfil do paciente: hábitos, doenças, idade, estilo de vida e níveis de ansiedade”, diz o médico. Ele acrescenta que hoje, no Brasil, já dispomos de equipes multidisciplinares que atuam nas diversas abordagens que a obesidade merece. “Desde avaliação e acompanhamento médico até consultas com psicólogos, passando por nutricionistas.”

 

Fonte: Dr. Marcon Censoni de Ávila e Lima, Cirurgião Bariátrico e Chefe do Grupo de Internistas e Hospitalistas do A.C.Camargo Cancer Center. CRM 95746.

 

Dr. Jarbas J. Salto Jr. - Responsável Técnico - CRM SP 62963

Para mais informações, acesse o site

www.accamargo.org.br








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br