Categorias



A relação entre reposição hormonal e câncer

02/06/2016 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saude

A reposição hormonal pode ser indicada pelo médico para as mulheres em algumas situações específicas, como no período da menopausa. No entanto, muitas são as dúvidas relacionadas aos possíveis efeitos colaterais e o risco de desenvolvimento de câncer.

Dr. Glauco Baiocchi Neto, Diretor do Núcleo de Ginecologia Oncológica do A.C.Camargo Cancer Center, esclarece que, em geral, mulheres que fazem reposição hormonal devem combinar o uso de estrogênio e de progesterona. “Isso porque utilizar somente o estrogênio aumenta o risco de desenvolvimento de lesões pré-cancerígenas e até de câncer de endométrio”, explica. “Já a progesterona é o hormônio que faz a contraposição desse estímulo provocado pelo estrogênio no endométrio”.

Câncer de endométrio

O câncer de endométrio (ou corpo do útero) corresponde a aproximadamente 3,6% de todos os cânceres femininos e, durante a vida, as mulheres têm risco de 2,6% de desenvolver a doença. Em casos de pacientes que tiveram o diagnóstico de tumor no endométrio e passaram por cirurgia, a reposição hormonal é contraindicada na maioria das vezes.

Câncer de ovário

Os riscos da reposição hormonal para o desenvolvimento de tumores no ovário é assunto bastante controverso. No entanto, para situações pós-cirúrgicas desse tipo de câncer, a regra geral é a mesma: “A rigor, não se faz reposição hormonal em casos pós-cirurgia. Nem de câncer de endométrio, nem de ovário”, afirma Dr. Glauco.

Câncer de mama

Já em relação ao desenvolvimento de câncer de mama, o grande vilão é o uso de progesterona por mais de cinco anos. Por isso, o especialista recomenda sempre consultar um ginecologista para melhor orientação de cada caso.

Fonte: Dr. Glauco Baiocchi Neto, Diretor do Núcleo de Ginecologia Oncológica do A.C.Camargo Cancer Center. CRM 97051.








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br