Campanha Novembro Azul 2024
18/11/2024 - Atualizado por: Luiz - Categoria: Geral - Tags: tag1
tag2
A Campanha Novembro Azul busca sensibilizar e informar a população sobre a saúde do Homem, principalmente sobre o câncer de próstata - o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele -, além de reforçar as orientações do Ministério da Saúde para a prevenção e o diagnóstico precoce. O Issem se une a essa causa, divulgando informações e promovendo a conscientização sobre a relevância da detecção precoce da doença.
O que é o Câncer de Próstata?
Para começar, é importante saber que a próstata é uma glândula que integra o sistema reprodutor masculino e está localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. Por seu interior passa a uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. O câncer de próstata é definido pelo crescimento anormal e a multiplicação desordenada das células da próstata.
Quais os fatores de risco?
A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir de 60 anos, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados. Destaca-se também a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, sendo responsável por 1% dos casos de câncer de próstata.
Quais os sintomas?
• Dificuldade ou ardor para urinar;
• Vontade frequente de urinar;
• Esvaziamento incompleto da bexiga;
• Jato urinário fraco ou gotejamento;
• Presença de sangue na urina;
• Dor na região pélvica.
Mas atenção: o câncer de próstata pode ser assintomático, especialmente nas fases
iniciais.
Como Prevenir?
• Ter uma alimentação saudável;
• Manter o peso corporal adequado;
• Praticar atividade física;
• Não fumar;
• Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
A importância da detecção precoce.
Quando detectado em seus estágios iniciais, o câncer de próstata pode chegar a 90% de chance de cura! A detecção precoce pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença ou de pessoas sem sinais ou sintomas, mas pertencentes ao grupo de risco (com histórico familiar, com idade acima de 55 anos ou com sobrepeso).
Qual o tratamento?
O tratamento do câncer de próstata depende da localização e do estágio da doença. Quando ela só atingiu a próstata e não foi para outros órgãos, costuma-se fazer cirurgia e/ou radioterapia. Em alguns desses casos, pode ser proposto apenas o acompanhamento periódico do tumor.
Para a doença localmente avançada, o indicado é combinar radioterapia ou cirurgia com tratamento hormonal. Já nos casos de metástase (quando o tumor se espalha para outras partes do corpo), a terapia hormonal é a mais indicada.
Fonte:
Site do Ministério da Saúde:
https://www.gov.br/saude/pt-br