Campanha Outubro Rosa

07/10/2024 - Atualizado por: Luiz - Categoria: Ações em Saúde - Tags: tag1 tag2

Outubro Rosa
 
A campanha Outubro Rosa tem como objetivo divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. O Issem apoia essa causa compartilhando informações e promovendo a conscientização sobre a importância da detecção precoce.

O que é o Câncer de Mama?
 
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.
Há vários tipos de câncer de mama, alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a características próprias de cada tumor.

Por que devo me cuidar?
 
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, somente em 2022 foram diagnosticados 2,3 milhões de casos. No Brasil, 73.610 casos novos de câncer de mama são estimados em 2024. Santa Catarina está entre os 7 estados brasileiros com as maiores taxas estimadas de incidência de Câncer de Mama de 2024. Além disso, a taxa de mortalidade em Santa Catarina também está entre as maiores do país.

Quais os Sintomas?
 
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
 
Como detectar um Câncer de Mama?
 
A orientação atual é que a mulher faça a observação e a autopalpação das mamas (APM) sempre que se sentir confortável para tal (no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem necessidade de uma técnica específica de autoexame.
A partir dos 50 anos, recomenda-se a realização de exames periódicos de mamografia. Um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado. Para isso, além do exame clínico das mamas, exames de imagem podem ser recomendados pelo seu médico, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética. A confirmação só é feita, porém, por meio da biópsia, que consiste na retirada de um fragmento do nódulo ou da lesão suspeita para análise do patologista.

Como prevenir?
 
A prevenção do câncer de mama baseia-se no controle dos fatores de risco modificáveis e na promoção de fatores de proteção. Estima-se hoje que seja possível reduzir o risco de a mulher desenvolver câncer de mama por meio de medidas como:
• Praticar atividade física;
• Manter o peso corporal adequado;
• Adotar uma alimentação mais saudável;
• Evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas;
• Amamentar é uma prática protetora e deve ser incentivada e realizada pelo maior tempo possível;
• Não fumar e evitar o tabagismo passivo.

Detecção Precoce Salva Vidas!
 
A detecção precoce é uma forma de prevenção secundária e visa a identificar o câncer de mama em estágios iniciais, o que aumenta consideravelmente as chances de cura.
Existem duas estratégias de detecção precoce: o diagnóstico precoce e o rastreamento. O diagnóstico precoce visa identificar pessoas com sinais e sintomas iniciais da doença. Isso possibilita terapias mais simples e efetivas, ao contribuir para a redução do estágio de apresentação do câncer. O rastreamento consiste na realização de exames periódicos de mamografia, sendo realizado em mulheres que não apresentam sintomas.
Recomenda-se que mulheres entre 50 e 69 anos realizem a mamografia de rotina a cada dois anos.







   Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br

                     
ProGestão