Câncer de pele, micoses e desidratação são algumas das doenças de verão. Proteja-se!
12/12/2014 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saudeVerão é tempo de férias e, também, período de grande incidência das doenças típicas da estação. A começar pelo câncer de pele, que pode ser provocado pela exposição ao sol sem proteção. “O ideal tomar sol antes das 10 e depois das 16h, sempre usando protetor solar com, pelo menos, fator de proteção 30”, alerta Dr. Ivan França, Diretor do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do A.C.Camargo Cancer Center.
A desidratação é outra doença comum da época. Para evitá-la, o médico recomenda beber bastante água, sucos de frutas naturais, água de coco ou chás. A alimentação equilibrada é outro fator que não pode ser esquecido, mas cuidado para não ingerir alimentos que você não sabe a procedência ou frutas e verduras mal lavadas. Além disso, sempre higienize as mãos antes das refeições, pois esses cuidados evitam intoxicações alimentares e hepatite A, doenças que se manifestam inicialmente com diarreia e vômitos.
A conjuntivite, outra doença comum nessa estação, pode ser causada por vírus ou bactérias e é transmitida com facilidade de uma pessoa para outra, então é importante que você evite compartilhar objetos de uso pessoal, como óculos de sol ou de mergulho e até mesmo toalhas. Procure um médico ao notar sinais como secreção, irritação ou vermelhidão nos olhos.
A lista das doenças de verão também inclui as micoses de pele, provocadas pelo contato com areia da praia ou com a água que fica no piso ao redor das piscinas. Portanto, opte por piscinas que exijam exames médicos dos frequentadores e caminhe sempre calçado, pois há outros perigos para quem anda descalço: o bicho geográfico (transmitido pelo contato com fezes de animais) e a leptospirose (causada pela bactéria presente na urina de animais, principalmente o rato).
E claro, lembre-se de não acumular água em locais a céu aberto, como vasos, pneus e caixas destampadas para evitar a proliferação do mosquito que causa a dengue e a febre chikungunya.
Fonte: Dr. Ivan França, Diretor do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do A.C. Camargo Cancer Center, CRM 93.300 |
|
Dr. Jarbas J. Salto Jr. - Responsável Técnico - CRM SP 62963
Para mais informações, acesse o site