Categorias



Câncer em crianças e adolescentes: uma doença rara, mas de difícil diagnóstico

26/02/2014 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saude

Ao dar banho em seu filho de três anos, a mãe nota um pequeno caroço na barriga da criança. Ela decide levar o pequeno ao pediatra e o médico pede uma ultrassonografia, que revela um tumor restrito ao rim direito da criança. O pequeno paciente encaminhado para o A.C.Camargo Cancer Center, onde é tratado com quimioterapia e cirurgia de remoção do tumor. Depois, a criança passou por acompanhamento oncológico ambulatorial por cinco anos, sem apresentar qualquer recidiva de câncer. O desfecho feliz dessa história foi possível, entre outros aspectos, porque o diagnóstico aconteceu na fase inicial da doença quando a chance de sucesso do tratamento desse tipo de tumor alcança 90%.

Mas nem sempre o diagnóstico precoce que contribui para esse índice acontece, afirma Dra. Cecília Maria Lima da Costa, Diretora do Núcleo de Oncologia Pediátrica do A.C.Camargo Cancer Center. Ela explica que, apesar de ser um câncer raro em termos de incidência – apenas 3% dos casos de todos os tipos de câncer correspondem a crianças e adolescentes –, muitos dos pacientes pediátricos que chegam ao A.C.Camargo estão com a doença em fase mais avançada. Isso acontece porque os sintomas podem ser confundidos com os de doenças comuns na infância ou por características específicas do tumor. Por essas razões Dra. Cecília recomenda que, além das consultas regulares ao pediatra, os pais fiquem atentos para o aparecimento de alguns sintomas que não desaparecem, como surgimento de nódulos, caroços ou hematomas sem motivo; palidez e falta de energia; sangramentos frequentes (por nariz, anus, vias urinárias); dor localizada persistente; mancar sem razão aparente; febres sem explicação; dor prolongada ou aumento de volume abdominal; dor de cabeça frequente, muitas vezes acompanhada por vômitos; mudanças nos olhos ou na visão; perda de peso rápida e excessiva; virilização em meninas ou puberdade precoce.

Entre os principais tipos de câncer que podem acometer crianças estão:

  • Leucemia: dor nas pernas, febre, infecções, ínguas no pescoço e na virilha, manchas roxas na pele e sangramentos.
  • Linfomas: ínguas no pescoço e na virilha.
  • Câncer cerebral: Em bebês, aumento do diâmetro da cabeça. Em crianças e adolescentes, dores de cabeça e estrabismo, no início, que podem evoluir para vômitos e convulsões.
  • Câncer de abdômen (rins, fígado e gânglios da barriga): inchaço, dor ou presença de nódulos.
  • Tumor de osso: dores em um dos membros, principalmente na perna (localização mais comum do tumor).
  • Retinoblastoma (câncer de retina, conhecido como olho de gato): mancha branca nos olhos, visível sob a luz, e estrabismo.

Fonte: Dra. Cecília Maria Lima da Costa

Diretora da Oncologia Pediátrica do A.C.Camargo Cancer Center, CRM 77.799

 

Dr. Jarbas J. Salto Jr. - Responsável Técnico - CRM SP 62963

Para mais informações, acesse o site

www.accamargo.org.br








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br