Câncer no colorretal
05/03/2018 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saudeMais leveza na vida: essa é uma valiosa recomendação principalmente para quem está perto ou já passou dos 50 anos. Na mesa (legumes, verduras, frutas, muita água ao longo do dia, menos gorduras e carboidratos simples, como farinhas brancas – prefira os complexos, como pães integrais, por exemplo); no corpo (junto com a comida saudável, fazer mais exercícios físicos e evitar engordar); no humor (tentar meditar, buscar um hobby, tudo o que ajudar a diminuir o estresse). O peso de uma vida corrida e de hábitos pouco saudáveis pode aumentar os riscos de diversas doenças. Entre elas, o câncer colorretal.
Ele se origina na camada interna do intestino grosso, a camada mucosa. A maioria dos tumores no intestino se origina a partir de pequenas lesões chamadas pólipos adenomatosos. Esses pólipos são benignos, mas devem ser retirados para não darem origem aos tumores. Para evitar que isso aconteça, os pólipos são retirados durante o exame de colonoscopia.
Atenção para sintomas como sangramento nas fezes, dores abdominais, dor ao evacuar. Dica importante: o ritmo do intestino. Se ele mudar drasticamente, para diarreias constantes, ou mesmo uma prisão de ventre crônica, mudanças sem razão aparente, é preciso fazer os exames. Os indicados? Colonoscopia e sangue oculto nas fezes.
Alimentação rica em gordura e carne vermelha e embutidos e pobre em fibras e vegetais; sedentarismo; tabagismo; e consumo exagerado de bebidas alcoólicas.
Boa alimentação é a dica número um para cuidar da sua saúde, e mais ainda para prevenir o câncer colorretal. Evite excessos: como em tudo na vida, o segredo está no equilíbrio. Reduza o consumo de carne vermelha, elimine o consumo de embutidos (presunto, salame, mortadela etc), evite o álcool, capriche no prato colorido, com folhas, legumes, carnes brancas, pouca gordura, grãos integrais, muita água: vai melhorar sua saúde, sua disposição, afinar sua cintura.
Prato saudável é prato equilibrado: 50% vegetais, 25% proteínas e 25% de carboidratos em cada refeição. Ao longo do dia, frutas, sempre. Ideal são cinco porções de frutas por dia.
Fonte: Dr. Samuel Aguiar Jr. - CRM 84495
Diretor do Núcleo de Tumores Colorretais
Especialista em Cancerologia Cirúrgica - RQE nº 43422
Thais Manfrinato Miola, nutricionista do A.C.Camargo Cancer Center