Categorias



Desmistificando a mamografia

22/11/2016 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saude

No Outubro Rosa – campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama –, ressaltamos a importância da mamografia para o diagnóstico precoce dessa doença oncológica. “A mamografia permite detectar o tumor mesmo antes de o médico, por meio de exame clínico, ou a própria paciente, pelo autoexame, perceberem a presença de um nódulo”, afirma Dra. Fabiana Baroni Makdissi, Diretora do Departamento de Mastologia do A.C.Camargo Cancer.

Rápido e sem dor

A mamografia é realizada em poucos minutos. Algumas mulheres podem ter maior ou menor sensibilidade do que outras, independentemente de terem mama mais ou menos densa. Mas, qualquer que seja o caso, não chega a ser um exame dolorido, frisa Dra. Fabiana. “Para evitar possíveis desconfortos, uma dica é agendar a mamografia para uma semana antes ou uma depois do período de menstruação, quando as mamas estão menos sensíveis”.

Quando iniciar a mamografia?

A idade ideal para iniciar a mamografia é a partir dos 40 anos. Porém, essa fase pode ser antecipada em alguns casos. “Por exemplo, quando a paciente identifica algum sinal característico da doença, se tem parente de primeiro grau que teve câncer de mama ou se há um número elevado de outros tipos de câncer na família”, orienta Dra. Fabiana.

Sem riscos para a paciente

A radiação emitida pelo mamógrafo, o parelho onde é realizado o exame, não representa riscos para a paciente, considerando o intervalo recomendado para a prevenção do câncer de mama.

Medo do que pode encontrar

Em relação à famosa frase “quem procura, acha”, para justificar o medo que algumas pessoas têm de realizar exames de diagnóstico de câncer, Dra. Fabiana esclarece que se a mulher tem a doença, quanto mais cedo descobrir, melhor. “Mesmo que seja detectado algum nódulo, não significa que a mulher tem câncer. A maior parte é benigna”.

Prótese de silicone

As próteses de silicone não são impedimento para a realização da mamografia e não interferem na precisão do diagnóstico. “O ideal é que antes de implantar a prótese, a mulher faça uma avaliação com o mastologista para verificar se está tudo em ordem. Depois de colocado o silicone, pode continuar realizando o exame periodicamente, conforme orientação do seu médico”.

Fonte: Dra. Fabiana Baroni Alves Makdissi, Diretora do Departamento de Mastologia do A.C.Camargo Cancer Center – CRM 92598








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br