Desmistificando o exame de toque retal
22/11/2016 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saudeNeste mês é celebrado o Novembro Azul, em referência à campanha mundial de conscientização sobre o câncer de próstata. O período é adequado para abordarmos a prevenção e diagnóstico precoce da doença. Nesse último aspecto, um exame fundamental é o de toque retal. Seja por desinformação, seja por preconceito, muitos homens resistem à ideia de fazer esse exame, que é recomendado a partir dos 50 anos. Exceção nos casos de homens com parentes que tiveram câncer de próstata e, portanto, têm risco maior de desenvolver a doença. Esses devem começar o exame mais cedo, aos 45 anos.
O Diretor do Núcleo de Urologia do A.C.Camargo Cancer Center, Dr. Gustavo Cardoso Guimarães, destaca que o exame de toque retal é rápido e não dói. É fundamental no diagnóstico desse tipo de câncer. Funciona como complemento para o de PSA (teste sanguíneo para avaliação do antígeno prostático), que todo homem deve realizar a partir dos 50 anos.
Importante lembrar que o câncer de próstata é uma das principais causas de mortes entre os homens. E muitos óbitos poderiam ser evitados com o diagnóstico precoce. Quando a doença é diagnosticada precocemente, as chances de sucesso no tratamento chegam a 95%.
Além de realizar os exames de diagnóstico regularmente, é fundamental prevenir a doença por meio de hábitos saudáveis, o que inclui dieta balanceada, não fumar, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e praticar atividades físicas regularmente.
Fonte: Dr. Gustavo Cardoso Guimarães, Diretor do Núcleo de Urologia do A.C.Camargo Cancer Center. CRM 80506.