Categorias



Dia do Ortopedista: cuide da saúde de seus ossos e previna-se contra a osteoporose

10/09/2015 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saude

No dia 19 de setembro é comemorado o Dia do Ortopedista. Por isso, este é o período ideal para lembrar das funções importantes dos ossos: a sustentação do corpo e a proteção de órgãos vitais como cérebro, pulmões e coração.

Segundo a Chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia do A.C.Camargo Cancer Center, Dra. Suely Akiko Nakagawa, para preservar a saúde óssea é fundamental praticar exercícios físicos e ingerir alimentos ricos em cálcio, como leite e seus derivados, e também verduras de folha escura. “Além disso, é importante se expor regularmente ao sol, para ativação da vitamina D, tomando os devidos cuidados para evitar câncer de pele, ou seja, antes das 10h e depois das 16h.”

Osteoporose e osteopenia

A falta de cuidados com a saúde dos ossos pode levar a pessoa a desenvolver osteopenia, que deixa os ossos porosos e fracos. Se não for tratada, pode evoluir para osteoporose, estágio em que os ossos se tornam mais suscetíveis a fraturas.

Esta última, em fase inicial não apresenta sintomas. Por isso, a partir dos 50 anos de idade é recomendável procurar um especialista para medição através da densitometria óssea. ”Apenas a avaliação das taxas de vitamina D não é suficiente para indicar com precisão se a pessoa está com uma dessas doenças”, alerta Dra. Suely.

Menopausa

O aparecimento da osteoporose também está ligado aos baixos níveis hormonais, como o estrógeno (hormônio feminino). Por esse motivo, muitas mulheres desenvolvem osteoporose depois da menopausa, já que nessa fase o corpo sofre alteração dos níveis hormonais. Porém, isso não significa que seja uma doença que acomete somente mulheres mais velhas. Pode ocorrer com homens ou mulheres de diferentes idades.

Câncer no osso

Outra doença relacionada à estrutura óssea é o câncer. Os principais sintomas são aumento do volume ósseo ou dores persistentes. “No entanto, os tumores ósseos primários não são muito comuns. Em geral, considerando os tumores ósseos malignos, em termos de frequência, são resultantes de metástases de outros tumores do organismo”, explica Dra. Suely. “Ao contrário do que muita gente imagina, o câncer ósseo não tem fator de risco comprovado cientificamente, relacionado a traumas, por exemplo.”

 

Fonte: Dra. Suely Akiko Nakagawa, Chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia do A.C.Camargo Cancer Center. CRM 82918.

 

Dr. Jarbas J. Salto Jr. - Responsável Técnico - CRM SP 62963

Para mais informações, acesse o site

www.accamargo.org.br








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br