Categorias



Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço previna-se contra tumores de laringe e de faringe

07/07/2016 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saude

Em 27 de julho celebra-se o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço. Por isso, a época é oportuna para falar de alguns dos tumores mais frequentes na região, como o de laringe e de faringe.

A laringe é uma estrutura formada por músculos e cartilagem, localizada entre a parte posterior da língua e a traqueia. Tem como principais funções abrigar as cordas vocais e proteger as vias aéreas inferiores (pulmão) de aspirações de alimentos durante a deglutição – é pela laringe que o ar chega aos pulmões. Já a faringe, que tem forma de funil com cerca de 12 a 15 cm de comprimento, localiza-se à frente da coluna cervical, atrás das fossas nasais, da cavidade bucal e da laringe, seguindo até o esôfago. Conecta os sistemas respiratório e digestivo.

Câncer de faringe

Segundo o Diretor do Núcleo de Cabeça e Pescoço do A.C.Camargo Cancer Center, Dr. Luiz Paulo Kowalski, no passado os casos de câncer nessas regiões atingiam, na maioria das vezes, homens com idade superior a 50 anos. Mas o perfil da doença está mudando. “Hoje, o câncer de faringe atinge quase na mesma proporção homens e mulheres, inclusive os mais jovens”, afirma o médico, lembrando que, além de tabaco e excesso de álcool, muitos casos são provocados pela infecção do vírus HPV.

Câncer de laringe

O câncer de laringe também pode ser causado principalmente pelo tabagismo, que, combinado com o consumo excessivo de álcool, eleva os riscos em até 140 vezes na comparação com quem não fuma nem bebe. Outros fatores são poluição do ar, infecção pelo vírus HPV, refluxo gastresofágico e exposições ocupacionais a alguns produtos químicos.

Prevenção

A prevenção tanto do câncer de laringe como o de faringe inclui: vacinação contra o vírus HPV para meninos e meninas antes de início da vida sexual, não fumar, evitar o excesso de bebidas alcoólicas e ambientes muito poluídos ou com produtos químicos. A alimentação balanceada contribui para reduzir os riscos. Deve-se evitar excesso de carne vermelha e consumir bastante frutas, verduras e legumes.

Sintomas

Ambos os tipos de câncer podem apresentar sintomas como dificuldade ou dor ao engolir ou quando abrir a boca. Nos casos de tumor de laringe, pode ocorrer também rouquidão persistente. No de faringe, o aparecimento de gânglios na região e até sangramento – provável indicativo de doença em estágio avançado. Dr. Kowalski frisa que, quanto mais cedo diagnosticado o câncer, maiores as chances de sucesso no tratamento.

Fonte: Dr. Luiz Paulo Kowalski, Diretor do Núcleo de Cabeça e Pescoço do A.C.Camargo Cancer Center – CRM 36404








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br