Dia Mundial do Doador de Sangue: um gesto simples pode salvar muitas vidas
03/06/2015 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saudeDoar sangue é uma atitude que ajuda a salvar vidas. Por isso, em 14 de junho se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue. Trata-se de um processo simples, que demora cerca de uma hora, desde a preparação até a coleta, em média, de 400 a 450 ml de sangue por pessoa. O sangue doado é processado e separado em três partes: glóbulos vermelhos, plasma e plaquetas. Dessa forma, cada paciente que necessita de transfusão recebe o componente necessário conforme seu caso. Isso significa que cada doador pode ajudar até três pessoas.
Nos tratamentos de câncer, por exemplo, ocorre a deficiência da produção de plaquetas e de glóbulos vermelhos, segundo o Diretor do Departamento de Hemoterapia do A.C.Camargo Cancer Center, Dr. Rafael Colella. “O problema é que as plaquetas duram somente cinco dias”, diz o médico, reforçando a necessidade de haver doação constante. No ano passado, o A.C.Camargo realizou aproximadamente 24 mil transfusões de sangue, volume três vezes superior a um hospital geral de mesmo porte.
Para ser um doador, é preciso preencher os seguintes requisitos:
Logo depois da doação a pessoa não deve realizar esforço físico ou atividades que exijam muita circulação de sangue, segundo o especialista.
Os dias e horários para doação de sangue no A.C.Camargo Cancer Center são:
De segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
Sábado das 8h às 15h.
Fonte: Dr. Rafael Colella, Diretor do Departamento de Hemoterapia do A.C.Camargo Cancer Center. CRM 30942. |
Dr. Jarbas J. Salto Jr. - Responsável Técnico - CRM SP 62963
Para mais informações, acesse o site