Categorias



Dia Nacional de Combate ao Fumo A importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pulmão

15/08/2016 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas.saude

A cada ano, aproximadamente 1,7 milhão de novos casos de câncer de pulmão são diagnosticados no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse é o terceiro tipo de tumor maligno mais frequente, depois do câncer de mama e de próstata, porém é o com a maior taxa de mortalidade. O tabagismo, relacionado a 80% dos casos de câncer de pulmão, é um assunto fundamental para ser discutido, e para isso, foi instituído o Dia Nacional de Combate ao Fumo na data de 29 de agosto.

Prevenção

Trata-se de uma doença evitável. O ideal é que a pessoa que fuma procure parar, e quem não fuma não deve iniciar. Segundo Dr. Jefferson Luiz Gross, Diretor do Núcleo de Pulmão e Tórax do A.C.Camargo Cancer Center, um equívoco muito sério é acreditar que somente o cigarro oferece riscos. O tabaco é perigoso em diferentes formas, como cachimbo, charuto ou narguilé. “Para se ter ideia, meia hora de consumo de narguilé equivale a fumar 100 cigarros”, diz o médico. Entre os jovens na faixa dos 13 a 15 anos que são tabagistas, 80% consomem cigarro e 20%, narguilé. Além do câncer de pulmão, o tabaco está relacionado a outros 20 tipos de câncer, como o de boca, laringe, faringe, esôfago, e também a doenças cardiovasculares.

Diagnóstico Precoce

Para serem feitos regularmente, exames de diagnóstico de câncer de pulmão são recomendados principalmente para pessoas com mais de 55 anos de idade tabagistas por, no mínimo, 20 anos e que pararam de fumar há menos de 15 anos - tempo médio para o organismo do ex-fumante ficar nas mesmas condições do não fumante em relação ao risco de desenvolver câncer de pulmão. Nesses casos, é indicada a tomografia para rastreamento do tumor.

Pessoas que ainda são fumantes, independentemente do tempo, e as que fumaram por menos de 20 anos podem procurar seu médico e seguir as recomendações em relação a possíveis exames de diagnóstico de câncer. “Se detectado no início, o câncer de pulmão tem maiores chances de sucesso no tratamento”, afirma Dr. Jefferson. O médico destaca a relação do grande número de mortes provocadas pela doença com o fator de a maior parte ser diagnosticada em estágio avançado.

Fonte: Dr. Jefferson Luiz Gross, Diretor do Núcleo de Pulmão e Tórax do A.C.Camargo Cancer Center – CRM 68099








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br