Categorias



Estamos vivendo mais

10/10/2012 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saude

Dia Internacional do Idoso alerta para o envelhecimento da população e a necessidade de conscientização sobre esse novo cenário mundial

 

Comemorado em 1º de outubro, o Dia Internacional do Idoso é uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). Dados do órgão revelam que, por volta de 2025, pela primeira vez na história, poderá haver mais idosos do que crianças no planeta. O Brasil, por exemplo, que já foi celebrado como o país dos jovens, também está inserido nesse cenário. De acordo com dados do IBGE, em 1960, do total da população brasileira, 3,3 milhões de pessoas tinham 60 anos ou mais e representavam 4,7%. Em 2010, os idosos representavam 10,8% da população.

 

“A expectativa de vida está crescendo e as pessoas precisam estar preparadas para lidar com essa nova realidade”, afirma Dr. Marcello Fanelli, Diretor do Departamento de Oncologia Clínica do Hospital A.C.Camargo. “Com a idade, a pessoa fica mais dependente e pode apresentar problemas de saúde próprios do envelhecimento, como osteoporose, hipertensão, diabetes, insuficiência cardíaca ou problemas pulmonares”, afirma o médico. Nesse momento, a família precisa estar atenta às necessidades específicas do idoso. Procurar amparo médico especializado é uma medida importante. Muitos idosos, como consequência do envelhecimento tornam-se frágeis, tendo um risco elevado para agravamento das doenças preexistentes, aparecimento de quadros depressivos, risco de queda e necessidade de ajuda para execução de tarefas rotineiras, como alimentação, movimentação e ingestão dos próprios medicamentos.

 

No Hospital A.C.Camargo, pessoas portadoras de câncer com idade superior a 70 anos contam com o Serviço de Oncogeriatria. Segundo Dr. Fanelli, já é consenso na medicina que as doenças oncológicas prevalecem nos idosos. O paciente oncológico idoso, em geral, além do câncer, apresenta outras doenças para as quais toma remédios que devem ser considerados no momento, por exemplo, da indicação de quimioterapia. Por essa razão, no Serviço de Oncogeriatria, o paciente idoso é atendido por uma equipe multiprofissional, capacitada a levantar o quadro geral de sua saúde.

Fonte: Dr. Marcello Fanelli

Diretor do Departamento de Oncologia Clínica do Hospital A.C.Camargo, CRM 83777

 

Para mais informações, acesse o site

www.accamargo.org.br








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br