Categorias



Exames de imagem

17/07/2014 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saude

Tecnologias de imagem evoluem e proporcionam cada vez mais benefícios à medicina oncológica – e aos pacientes

Os Exames de Imagem são muito importantes para o diagnóstico de câncer e, também, estão presentes nas demais etapas do tratamento oncológico. São utilizados para avaliar o tumor, a extensão do câncer, a ocorrência de recidivas etc. “Como estão envolvidos em todas as etapas do tratamento do câncer, considero que muitos avanços da área de Imagem são impulsionados pelas necessidades da Oncologia”, afirma Dr. Rubens Chojniak, Diretor do Núcleo de Diagnóstico por Imagem do A.C.Camargo Cancer Center.

Recentemente, novas técnicas são agregadas a tecnologias de imagem já disponíveis, permitindo que o médico avalie outros parâmetros das doenças oncológicas. Além disso, sintonizada com o avanço das Terapias Alvo – técnica que tende a atacar moléculas específicas dentro dos tumores cancerígenos –, a área de Imagem também caminha nessa direção. “Acho que desenvolver tecnologias de imagem que permitam diagnosticar a presença de moléculas específicas é um dos maiores desafios atuais de nossa especialidade”, considera Dr. Rubens.

Novas técnicas

Na ressonância magnética, as novas técnicas caminham para permitir a inclusão no exame de informações sobre fluxo de sangue e atividade metabólica do tumor. A modernização dos equipamentos de ultrassonografia trouxe duas inovações: a elastografia, que revela se o tecido do tumor é mais macio ou duro; e o uso do contraste, que permite avaliar o fluxo sanguíneo no tumor.

Os novos tomógrafos realizam exames com mais rapidez e níveis mais baixos de radiação, e permitem obter informações sobre a natureza dos tecidos. Para os mamógrafos, a novidade é a tomossíntese, uma aplicação avançada da mamografia digital que permite a avaliação tridimensional da mama.

Na Medicina Nuclear, o desenvolvimento de novos radiofármacos, além do FDG (Fluor-deoxi-glicose), trouxe a possibilidade de verificar a proliferação celular, a ocorrência de mutações e diferenciação dos tecidos.

Expertise da equipe

Para Dr. Rubens, além de ter à disposição recursos tecnológicos de ponta é fundamental contar com a expertise de uma equipe multidisciplinar capacitada a interpretar os dados para elaborar o melhor plano de tratamento de forma individualizada para o paciente, como acontece no A.C.Camargo Cancer Center.

Fonte: Dr. Rubens Chojniak, Diretor do Núcleo de Diagnóstico por Imagem do A.C. Camargo Cancer Center, CRM 66.115

 

Dr. Jarbas J. Salto Jr. - Responsável Técnico - CRM SP 62963

 

Para mais informações, acesse o site

www.accamargo.org.br








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br