Categorias



Hábitos saudáveis previnem o câncer

10/02/2015 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saude

Hábitos saudáveis, como exercícios físicos, alimentação balanceada, não fumar e controlar a ingestão de álcool, ajudam a prevenir o câncer

O câncer é a segunda causa de morte não natural no Brasil, ficando atrás somente das doenças cardiovasculares. Entre os tipos de tumor de maior incidência no país estão os de pele, próstata, mama, colorretal, colo uterino, pulmão e estômago. Por se tratar de um problema tão sério, a data de 4 de fevereiro foi escolhida como Dia Mundial do Câncer.

De acordo com Dr. Ademar, Vice-presidente do A.C.Camargo e Diretor do Departamento de Cirurgia Pélvica, o envelhecimento da população é o fator de risco isolado mais importante para se ter a doença. “Quanto mais tempo uma pessoa vive, maiores são as chances de ela se expor a agentes causadores da doença”, explica.

Outros fatores são exposição ao sol sem proteção, tabaco, álcool, obesidade, má alimentação e sedentarismo. A doença também pode estar relacionada com alguns tipos de vírus como o da hepatite B, do câncer de fígado, alguns tipos de HPV e os cânceres de colo de útero, de pênis e na região da boca e garganta. Não podemos deixar de fora o fator genético, uma vez que de 8% a 10% dos casos de câncer são hereditários.

Prevenção primária

É possível fazer prevenção primária do câncer, ou seja, evitar que a doença aconteça ou retardar o seu aparecimento, adotando hábitos saudáveis: alimentação balanceada, não fumar, não ingerir ou consumir moderadamente bebidas alcoólicas, praticar exercícios físicos e evitar a obesidade.

Contra os vírus da hepatite B e HPV existem vacinas. No caso do HPV, a vacinação é recomendável para as mulheres antes do início da vida sexual. O uso de preservativo durante as relações sexuais também é muito importante, principalmente para a as pessoas que tem vários parceiros (as), evita a transmissão de cânceres e outras doenças.

Fique atento às lesões (pintas, pólipos, inflamações), pois elas podem se transformar em câncer. No caso do câncer hereditário, o aconselhamento genético é uma medida a se considerar.

Prevenção secundária ou rastreamento

Significa fazer exames para detecção do câncer antes de sentir algum sintoma, afinal, esta doença na fase inicial é bastante silenciosa e não causa sintomas. Por isso a consulta ao médico é tão importante. Só ele pode solicitar os exames apropriados.

No caso dos homens, a partir dos 50 anos de idade é indicado que quem não tem histórico de câncer na família faça a colonoscopia, exame de toque retal e dosagem de PSA para avaliar a possibilidade de câncer da próstata.

Já as mulheres devem fazer colonoscopia e mamografia para diagnóstico de tumores do intestino e da mama. Caso exista histórico na família, o indicado é que os exames aconteçam dez anos antes da idade que o familiar teve a doença. Lembrando que o exame de papanicolau é sempre importante para o diagnóstico precoce do câncer de colo uterino.

Dr. Ademar frisa que o diagnóstico precoce eleva para até 90% as chances de cura da doença.

 

Fonte: Dr.Ademar Lopes, Vice-Presidente do A.C. Camargo Cancer Center e Diretor do Departamento de Cirurgia Pélvica. CRM 21092

 

Dr. Jarbas J. Salto Jr. - Responsável Técnico - CRM SP 62963

Para mais informações, acesse o site

www.accamargo.org.br








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br