Categorias



Hepatite

27/06/2014 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saude

Considerada um grave problema mundial de saúde pública, a hepatite é caracterizada por uma inflamação no fígado que pode ser causada por vírus, consumo de álcool e drogas, uso de alguns tipos de remédios, doenças autoimunes etc.
Dra. Francielle Garcia Nascimento, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do A.C.Camargo Cancer Center, explica que existem cinco tipos de vírus causadores de hepatite: A, B, C, D e E. Os casos mais comuns no Brasil são os tipos causados pelos vírus A, B e C.

Entre os sintomas que podem representar a hepatite estão: febre, náuseas e vômitos, mal-estar, dores no corpo, falta de apetite, desânimo e coloração amarelada da pele, dos olhos e das mucosas. A hepatite A é transmitida, principalmente, por meio da ingestão de alimentos contaminados com fezes infectadas pelo vírus. Os tipos B e C pelo contato com sangue de uma pessoa que tenha a doença (compartilhamento de agulhas, relação sexual sem uso de preservativo ou de mãe para filho no parto).

As hepatites mais preocupantes são as do tipo B e C porque podem evoluir para uma doença crônica ou para cirrose, insuficiência hepática ou câncer hepático. Já a hepatite A é uma doença com evolução benigna, combatida pelas defesas do organismo.

Para prevenir-se contra a hepatite A, mantenha as mãos sempre limpas e higienizadas. Já as hepatites B e C podem ser evitadas com o uso de preservativos nas relações sexuais, o não compartilhamento de seringas e outros cuidados que evitem o contato com sangue contaminado. Para as hepatites A e B existem vacinas aplicadas em pessoas de qualquer idade. A vacina é oferecida, gratuitamente, nos postos da rede pública e inclui pessoas até 49 anos de idade e públicos considerados prioritários, tais como gestantes, manicures, tatuadores, profissionais do sexo e homens que fazem sexo com homens.

 

Fonte: Dra. Francielle Garcia Nascimento

Serviço de Controle de Infecção Hospitalar(SCIH) do

A.C Camargo Cancer Center, CRM 112.263

 

Dr. Jarbas J. Salto Jr. - Responsável Técnico - CRM SP 62963

 

Para mais informações, acesse o site

www.accamargo.org.br








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br