Categorias



Herpes: conheça as formas de transmissão e os sintomas da doença

24/09/2015 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saude

Existem dois tipos de Vírus do Herpes Simples (HSV): o tipo I, que provoca vesículas e feridas avermelhadas principalmente ao redor da boca e do nariz; e o II, que causa esse tipo de lesão geralmente na região genital.

O contato com alguém contaminado, por meio de beijo, sexo ou de objetos pessoais, é a principal forma de transmissão da doença. “O vírus penetra na pele ou na mucosa e fica alojado nos nervos para sempre”, explica o Médico Dermatologista do Departamento de Oncologia Cutânea do A.C.Camargo Cancer Center, Dr. Marco Antônio de Oliveira, lembrando que não existe vacina ou cura para herpes.

Sintomas

A primeira manifestação do herpes pode ocorrer entre dois e 20 dias após a contaminação. Sintomas como febre, mal-estar, dores de cabeça e no corpo acompanham as sensações locais: coceira, pequenos beliscões, formigamento e ardência, que antecedem o aparecimento das lesões.

Cada crise dura entre sete e dez dias, podendo ser amenizada com o uso de antivirais. O processo pode se repetir ao longo da vida, em situações de baixa imunidade como estresse, exposição a frio intenso ou a sol excessivo. Entre os cuidados para não adquirir nem transmitir o vírus está o uso de preservativo, além de evitar ferimentos durante o sexo ou ao beijar. Na fase mais contagiosa (quando existem lesões), os cuidados devem ser redobrados.

Herpes zóster

Existe também o herpes zóster (vírus tipo 3), o mesmo que causa a catapora (ou varicela). É uma doença comum na infância, cuja transmissão ocorre pelo contato com secreções, objetos contaminados e lesões do paciente. O vírus pode ficar latente no organismo durante a vida toda ou se manifestar a partir dos 50 anos de idade e também em pacientes com imunidade comprometida. Ele provoca lesões em diferentes partes do corpo, com queimação, coceira ou formigamento. O quadro pode estar associado a cansaço, febre e dores.

Há risco de sequelas mais graves quando a doença não é tratada corretamente. Se as lesões estiverem perto dos olhos, pode haver acometimento das córneas, levando à cegueira. Quando a região afetada está próxima aos ouvidos, pode ocorrer perda da audição. Portanto, diante de qualquer sinal de herpes, deve-se procurar um dermatologista.

 

Fonte: Dr. Marco Antônio de Oliveira, Médico Dermatologista Titular do Departamento de Oncologia Cutânea do A.C.Camargo Cancer Center. CRM 89308.

 

Dr. Jarbas J. Salto Jr. - Responsável Técnico - CRM SP 62963

Para mais informações, acesse o site

www.accamargo.org.br








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br