Categorias



Hipotireoidismo e hipertireoidismo saiba reconhecer os sinais e procure tratamento

08/06/2016 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saude

A tireoide é uma glândula com formato semelhante ao de uma borboleta, localizada na parte da frente do pescoço. Apesar de ser relativamente pequena na comparação com outros órgãos (tem entre 15 e 20g), possui papel fundamental no funcionamento do organismo.

Responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), a tireoide atua em funções como metabolismo, batimentos cardíacos, atividades cerebrais, temperatura do corpo, ciclos menstruais, memória, peso, entre outras. Nas crianças e adolescentes, também é responsável pelo crescimento.

Quando a tireoide não funciona adequadamente, pode produzir hormônios em excesso (hipertireoidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo).

Segundo Dra. Joilma Rodrigues de Lima, Diretora do Departamento de Endocrinologia do A.C.Camargo Cancer Center, o hipotireoidismo pode ser congênito, quando a tireoide não funciona corretamente na criança ou não se formou durante a gestação. “Essa deficiência pode ser detectada pelo teste do pezinho”, explica. Uma vez comprovado o hipotireoidismo no recém-nascido, o tratamento é iniciado logo no primeiro mês de vida, para evitar que o desenvolvimento neurológico seja comprometido.

Sintomas do hipotireoidismo

Mesmo que a tireoide funcione normalmente no nascimento, essa deficiência pode surgir em outras fases da vida, independentemente de alguma causa específica. No adulto, o hipotireoidismo pode se manifestar por meio de sintomas como pele seca, ganho de peso, alteração de humor, reflexos comprometidos e sonolência. Para comprovar se esses sintomas são de hipotireoidismo, são feitos exames para medição dos níveis de T3 e T4.

Sintomas do hipertireoidismo

No caso do hipertireoidismo, os sintomas são sudorese, palpitação, perda de peso, queda de cabelo e unha fraca. “É como se as células estivessem funcionando com o acelerador apertado e não dessem o descanso necessário ao organismo”, compara a médica. Nesse caso, o tratamento é feito por meio de medicamentos ou de cirurgia.

Ambas as doenças podem surgir em qualquer fase da vida. O mais comum é na fase adulta, após os 30 anos, principalmente em mulheres. Porém, tanto o hipotireoidismo como o hipertireoidismo não podem ser prevenidos. E também não existem exames de diagnóstico precoce. “O ideal é manter atenção ao funcionamento do organismo e, ao notar sintomas que possam ser indicativos dessas patologias, informar ao médico”, enfatiza Dra. Joilma.

Fonte: Dra. Joilma Rodrigues de Lima, Diretora do Departamento de Endocrinologia do A.C.Camargo Cancer Center – CRM 92102








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br