Categorias



Live do Issem-Saúde disponível (com perguntas respondidas)

28/05/2021 - Atualizado por: Gabriel - Categoria: Geral - Tags: live issem-saúde

O Issem-Saúde informa que a live, transmitida no dia 26/04/2021, está disponível na íntegra em nosso canal no Youtube. 
Esta transmissão ao vivo foi criada a finalidade de contextualizar os beneficiários (associados e dependentes) sobre a situação atual do Fundo e a necessidade de futuras alterações no plano de custeio do mesmo. Confira abaixo:




Ao final da live, foi aberto um espaço para perguntas dos espectadores. As perguntas que não foram lidas ao vivo, estão devidamente respondidas abaixo.

DE NOVO REESTRUTURAÇÃO (DO ISSEM-SAÚDE)?
Com o início da vigência da Lei Complementar nº 217/2018, o Issem-Saúde alterou o seu modelo operacional e de gestão, com o objetivo de manter suas atividades e estabelecer um equilíbrio financeiro mais adequado.
 
A realização desta live vem apresentar os resultados apurados na avaliação atuarial, feita após essas mudanças, demonstrando a situação atual do fundo e avaliando sua sustentabilidade, no curto, médio e longo prazo.
 
O ISSEM-SAÚDE É OPCIONAL AO FUNCIONÁRIO?
Sim. A inscrição e manutenção no Issem-Saúde é facultativo ao funcionário, conforme o artigo 163 da Lei Complementar n° 217/2018.
 
OS FUNCIONÁRIOS MAIS ANTIGOS CONTRIBUÍRAM POR MUITO TEMPO E NÃO UTILIZARAM. PELA LÓGICA, ESTE FUNCIONÁRIO TERIA UM BOM FUNDO DE SUA PRÓPRIA ARRECADAÇÃO.
As contribuições ao Issem-Saúde não são tratadas de maneria individual, ou seja, não utiliza o regime de capitalização, mas sim regime de repartição simples. Em outras palavras, trata-se da reunião de um grande número de indivíduos expostos aos mesmos riscos, possibilitando estabelecer o equilíbrio aproximado entre as despesas. Assim, as despesas decorrentes dos procedimentos realizados são absorvidas pela massa de beneficiários.

A lógica do sistema não é uma opção, mas uma exigência para o funcionamento do próprio segmento econômico. Se ao invés da repartição simples adotássemos o sistema de capitalização, os beneficiários do Issem-Saúde, quando da necessidade da realização de algum procedimento, somente poderiam gastar o que tivessem individualmente poupado, fato que seria desprovido de propósito.
 
QUANTOS BENEFICIÁRIOS O ISSEM-SAÚDE TINHA EM 2016? E AGORA, EM 2021?
Em 2016, haviam 7557 beneficiários no Issem-Saúde. Em 2021, temos 7718 beneficiários.
 
OBJETIVAMENTE, COMO FICARÁ A CONTRIBUIÇÃO DO TITULAR E DO DEPENDENTE? QUAL SERIA O REAJUSTE?
O estudo atuarial com as propostas já foi encaminhado ao Conselho de Administração para estudo e discussão da matéria pelas Comissões, antes de ser levado em Plenário. Até o momento, nada está definido.


Siga as redes sociais do Issem e fique por dentro das novidades:
Facebook | Instagram | Youtube







Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br