Novembro Azul: a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata
03/11/2015 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Geral - Tags: dicas saudeA campanha Novembro Azul, adotada em vários países, foi criada para conscientizar a população em relação à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata, um dos tipos de câncer que mais crescem no mundo.
No Brasil, essa é a segunda causa de morte por câncer entre a população masculina, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. Somente em 2015 um total aproximado de 68 mil brasileiros receberão diagnóstico da doença, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Hábitos de vida saudáveis estão entre as principais formas de prevenir a doença. Isso significa uma dieta balanceada, rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura animal, segundo o Diretor do Núcleo de Urologia do A.C.Camargo Cancer Center, Dr. Gustavo Cardoso Guimarães. “Além disso, é recomendável praticar pelo menos 30 minutos diários de atividades físicas, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar”, orienta.
Apesar de não serem exclusivos do câncer de próstata, sintomas como urinar pouco de cada vez; urinar com frequência, especialmente à noite; dificuldade para urinar; dor ou sensação de ardência ao urinar, presença de sangue na urina ou no sêmen e ejaculação dolorosa podem ser indicativos de câncer de próstata. Diante de qualquer um desses sinais, deve-se procurar o médico. Mas vale lembrar que em estágio inicial esse tipo de câncer não costuma apresentar sintomas.
Isso significa que, independentemente do estilo de vida e mesmo sem qualquer sinal aparente da doença, todo homem deve realizar, a partir dos 45 anos, exames anuais para análise do antígeno prostático (PSA). E a partir dos 50 anos, iniciar também os exames de toque retal. “Homens com parentes que tiveram câncer de próstata jovens têm risco maior de desenvolver a doença e, por isso, devem começar esse exame mais cedo, aos 45 anos”, informa Dr. Gustavo.
O médico destaca que o exame de toque retal é rápido e não dói. “Em muitos casos, permite detectar tumores em homens com PSA normal”, explica. Quando o câncer de próstata é diagnosticado precocemente, as chances de sucesso no tratamento chegam a mais de 95%.
Fonte: Dr. Gustavo Cardoso Guimarães, Diretor do Núcleo de Urologia do A.C.Camargo Cancer Center. CRM 80506 |
Dr. Jarbas J. Salto Jr. - Responsável Técnico - CRM SP 62963
Para mais informações, acesse o site