Categorias



Novembro Azul: Nossos servidores apoiam essa campanha

20/11/2020 - Atualizado por: Josiane - Categoria: Ações em Saúde - Tags: novembro azul prevenção cancêr

Conhecido mundialmente como o mês da conscientização à prevenção do câncer de próstata, o Novembro Azul é uma data importante para incentivar os homens a voltarem sua atenção para a prevenção e tratamento dessa doença que tem a estimativa de atingir 62,95 novos casos a cada 100 mil homens nos próximos três anos.

 Muito além de conscientizar, a campanha tem como missão acabar com o preconceito envolvendo os procedimentos do exame. A falta de informação é uma das grandes barreiras que intimida muitos homens à prevenção e, consequentemente, ao diagnóstico precoce da doença.

 No início, o câncer de próstata não apresenta nenhum sintoma e por isso, quando diagnosticado, em 95% dos casos a doença já está em estágio muito avançado. Alguns sintomas como: dificuldade, dor ou ardor e vontade frequente em urinar, sensação de que a bexiga está sempre cheia, cor escura da urina e dor ao ejacular, são manifestações de uma fase avançada da doença.

O objetivo com o Novembro Azul é poder alertar os homens (principalmente os com mais de 50 anos) que o exame de toque retal ou PSA são importantíssimos na luta contra o câncer. E apesar de todo o preconceito em torno, o exame é indolor, rápido e é a forma mais eficaz de preservar a saúde dos homens nestes casos.

Quer saber mais sobre o câncer de próstata? O Portal Minuto Saudável publicou um artigo completo sobre a doença e nós compartilhamos aqui com vocês. Acesse https://minutosaudavel.com.br/cancer-de-prostata/ e leia na íntegra.


 











Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br