Categorias



O papel do odontologista no diagnóstico precoce do câncer de boca

07/07/2016 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saude

Recentemente, a data 27 de julho foi incorporada como o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço e, por isso, celebra-se todo o mês como Julho Verde, época de conscientização sobre o tema. Conheça um dos tipos mais incidentes e informações sobre prevenção e diagnóstico precoce dessa doença.

O câncer da cavidade oral ocorre principalmente na língua e nos lábios e pode surgir também em outras partes como assoalho da boca, glândulas salivares e gengivas. Entre os fatores de risco estão o tabagismo, álcool e vírus HPV. As formas de prevenção incluem não fumar, evitar o excesso de bebida alcoólica, vacinar-se contra o HPV (recomendada para meninos e meninas antes de início da vida sexual), além de não compartilhar objetos como copos e talheres.

Cerca de 80% dos casos de câncer da boca são diagnosticados em estágio avançado e apenas 20% precocemente, por meio de exames médicos ou odontológicos. Por isso, é importante o papel do odontologista na detecção de sinais indicativos da doença, como:

  • Ferida na boca que não cicatriza
  • Nódulo persistente ou espessamento da bochecha
  • Inchaço na mandíbula
  • Dentes moles ou doloridos
  • Área avermelhada ou esbranquiçada nas gengivas, língua, amígdala ou revestimento da boca
  • Lesões que não doem

“O paciente também deve comunicar ao dentista se estiver usando prótese que provoca lesões na boca, pois pode aumentar o risco de câncer na região”, informa Dr. Luiz Paulo Kowalski, Diretor do Núcleo de Cabeça e Pescoço do A.C.Camargo Cancer Center.

Outra dica do médico é realizar autoexame com uso de um espelho e ficar atento a sintomas como dor ou irritação insistente na garganta, mudança da voz, perda de peso sem motivo aparente, dificuldade para mover a mandíbula ou engolir, mau hálito constante, dormência na língua ou em outra parte da boca.

Diante de qualquer sinal suspeito, deve-se procurar o médico para uma investigação mais cuidadosa. Quanto mais cedo diagnosticado o câncer, maiores as chances de sucesso no tratamento.

Fonte: Dr. Luiz Paulo Kowalski, Diretor do Núcleo de Cabeça e Pescoço do A.C.Camargo Cancer Center – CRM 36404








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br