Outubro Rosa
13/10/2023 - Atualizado por: Luiz - Categoria: Ações em Saúde - Tags: tag1
tag2
Outubro Rosa
O movimento outubro rosa surgiu nos EUA na década de 90 para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e detecção precoce do
câncer de mama.
Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde – o câncer de mama é de maior incidência entre as mulheres, são registrados em média 62 mil novos casos por ano no Brasil, com taxas mais altas nas regiões sul e sudeste. Apesar disso, os índices de cura giram em torno de 95%, quando descoberto precocemente.
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias.
Todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. O objetivo fundamental do autoexame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, etc.
O autoexame de mamas deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rastreamento (exame realizado quando não há sinais nem sintomas suspeitos) seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.
O alerta e a prevenção devem ser de todos. Hoje, o câncer de mama não é mais uma sentença – a taxa de cura é cada vez mais alta e os pacientes podem levar sua rotina com qualidade de vida e bem-estar. Cerca de 17% dos casos podem ser evitados com adoção de hábitos saudáveis como praticar atividade física, ter uma alimentação saudável, evitar ou reduzir o consumo de álcool.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer em Jaraguá do Sul é bastante atuante e oferece desde exames preventivos do colo de útero e de toque de mama para a comunidade, até atendimentos a pacientes oncológicos como: assistente social, fisioterapeuta, psicólogas, médica ginecologista, enfermeira, acupunturista, yoga, reiki e assessoria jurídica.
O Issem também possui em sua rede credenciada, profissionais especializados no diagnóstico e tratamento da doença.
Declare o seu amor por você mesma, prevenindo-se!
Referências:
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Estimativa 2022: Dados e números sobre câncer de mama. Rio de Janeiro: INCA, 2022. Disponível em:https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/dados_e_numeros_site_cancer_mama_setembro2022.pdf. Acesso em: 01 out 2023.
INCA – Gov.br: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/mama.
https://www.redefemininajs.com.br/